Não é previsão, mas afirmação: Rio Branco sofrerá a maior enchente dos últimos 60 anos!
fev 24
9h 45min
ALERTA URGENTÍSSIMO: Ainda durante esta semana, o nível do rio Acre, em Rio Branco, ultrapassará a marca histórica de 2012, com 17,64 metros, e a de1997, quando atingiu 17,67 metros.
O Tempo Aqui analisou e calculou rigorosamente o volume de água das chuvas que caíram nos vales dos rios Acre e Xapuri e do riozinho do Rola. O nível desses rios continua subindo e já ultrapassou 16 metros, em Brasileia, e 16,20 metros, em Xapuri.
O riozinho do Rola, principal afluente do rio Acre, continua subindo intensamente, desde a sua nascente, enquanto, na bacia hidrofráfica dos rios Xapuri e Acre, choveu intensamente, nas últimas 12 horas. Em Assis Brasil, onde choveu bastante na última noite, o nível do rio, também, voltou a subir.
Assim, Rio Branco sofrerá a maior enchente dos últimos 60 anos, com o nível do rio Acre ultrapassando a marca de 17,67 metros, alcançada no ano de 1997. Nesta terça-feira, 24 de fevereiro, às 11 horas, já marcava 15,70 metros e subia a uma velocidade média de 3 centímetros por hora. Amanhã, quarta-feira, deverá ficar próximo de 17 metros.
O alívio é que, a partir desta quarta-feira, dia 25 de fevereiro, as chuvas intensas cessarão por vários dias, em todo o leste e o sudeste do Acre. O sol e o calor voltarão fortes em todo o vale do rio Acre.
Alerta urgente, também, para as cidades de Sena Madureira e Boca do Acre, onde os níveis dos rios Iaco e Purus, vão continuar subindo muito, nos próximos dias, causando, também, enchentes de grandes proporções.
O rio Envira, em Feijó, também, já alcança alguns bairros da cidade.
Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá vai continuar subindo bastante e poderá causar alagação de grandes proporções tendo em vista que, naquela região, as chuvas intensas vão continuar por mais tempo.
O Tempo Aqui está atento e informará, a qualquer momento, quando houver alteração significativa no comportamento da atmosfera e no nível dos rios. Nossas informações rotineiras continuarão normalmente.