URGENTE: Rio Acre já ultrapassou 15m, em Rio Branco, e deverá atingir 16m, nesta terça-feira. Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Boca do Acre terão aumento rápido e elevado do nível dos rios.
fev 23
16h 55min
Chuvas intensas vão continuar até esta terça-feira, dia 24 de fevereiro, na maior parte do Acre, o que deverá provocar alagações alarmantes em Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Boca do Acre.
Na capital acreana, o nível do rio Acre, sobe, em média, 4 centímetros por hora, e no final da tarde desta segunda-feira, dia 23, já marcava 15,20 metros, com uma vazão de 1.700 metros cúbicos por segundo. Até o final desta terça-feira, deverá ultrapassar a cota de 16 metros.
Em Brasileia, começa a diminuir a velocidade de aumento do nível, mas, ainda, continuará subindo nas próximas horas. Às 17 horas de hoje, marcava 14,70 metros de profundidade, com uma vazão de 2.500 metros cúbicos por segundo.
A situação vai piorar muito em Xapuri, pois, além de descerem as águas de Brasileia, o rio Xapuri, que deságua no rio Acre, está aumentando consideravelmente de volume. Na cidade, o nível, no final da tarde, era de 15,40 metros.
No final da manhã desta segunda-feira, o nível do rio Acre, em Assis Brasil, após ter baixado para 5,90 metros, voltou a subir, tendo em vista as fortes chuvas que caíram no seu alto curso.
Situação crítica poderá ficar em Sena Madureira, pois os rios Iaco e Macauã estão subindo rapidamente.
Em Tarauacá, o rio começou a estabilizar em 10,50 metros.
O alto curso do riozinho do Rola, principal afluente do rio Acre, continua subindo rapidamente.
Na cidade de Feijó, o rio Envira já atingie 12,60 metros e continua subindo.
O Tempo Aqui alerta a população de Cruzeiro do Sul, pois o rio Juruá subirá bastante, nos próximos dias, podendo provocar grande enchente na cidade. Seu nível, no final da tarde de hoje, dia 23, já marcava 12,90 metros.
Alerta urgente para Boca do Acre, no Amazonas, pois o rio Purus sobe muito rapidamente em Manuel Urbano e em Santa Rosa do Purus. Nas últimas 24 horas, seu nível aumentou 1,8 metros em Manuel Urbano, e já marcava 12,60m. Em Boca do Acre, seu nível está subindo rápido e já está em 17,70 metros.
Todos esses atuais níveis são consequência das chuvas que caíram nos últimos dias. No entanto, vai chover intensamente, na maior parte do Acre, durante esta terça-feira, dia 24 de fevereiro e, com certeza, a situação ficará ainda mais grave. As chuvas diminuirão bastante, a partir de quarta-feira, dia 25 de fevereiro, em todo o Acre.
Não está descartada a possibilidade de que o nível do rio Acre, em Rio Branco atinja valores semelhantes, ou maiores, do que os do ano de 2012. Vai depender do volume de chuvas que cair nesta terça-feira.
O Tempo Aqui está atento e informará quaisquer alterações significativas no nível dos rios e no comportamento da atmosfera.