Rio Madeira baixou meio metro nos últimos três dias. Nível do Juruá vai subir bastante, em Cruzeiro do Sul, nos próximos dias. Demais rios acreanos, também, subirão.

fev 11

11h 55min

O nível do rio Madeira, em Porto Velho, caiu de 15,72mm, no domingo, dia 8, para 15,26mm, na manhã desta quarta-feira, 11 de fevereiro, segundo dados da Agência Nacional de Àguas. Essa baixa de, praticamente, meio metro, nos últimos três dias, foi anunciada por O Tempo Aqui, tendo em vista que as nossas previsões de chuvas, em território boliviano, foram confirmadas e ficaram bem abaixo da média, desde o dia 31 de janeiro. Seu nível deve continuar baixando por mais alguns dias para, em seguida, voltar a subir lentamente, mas sem causar maiores preocupações, a ponto de alagar a BR-364, como alguns haviam previsto que, em 10 dias, o asfalto estaria coberto por uma lâmina de água. Esses 10 dias de prazo divulgados terminaram no último dia 5 de fevereiro e, pelo contrário, as águas do Madeira começaram a diminuir sensivelmente após o dia 7, conforme O Tempo Aqui previu e anunciou.
Durante esta semana, caírão chuvas fortes na Bolívia, mas não em toda a bacia do hidgrofráfica do rio Madeira. De um modo geral, a tendência, segundo nossa análise das condições atmosféricas, é de que as chuvas fiquem abaixo da média para este período, na Bolívia, e, portanto, o volume de água que passará por Rondônia, deverá ficar dentro da normalidade de oscilações para mais ou para menos.
No Acre, o nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, voltará a subir bastante até o final desta semana, pois chuvas torrenciais caíram em toda a sua bacia hidrográfica, principalmente, junto à serra do Divisor e no seu alto curso.
Chuvas intensas que caíram, nos últimos três dias, também, farão o nível dos rios Tarauacá, Envira, Purus e Iaco subirem, mas, por enquanto, sem causar maiores preocupações.
Quanto ao rio Acre, seu nível, em Rio Branco, deverá ter um pequeno aumento, no final desta semana, mas não haverá nenhuma possibilidade de transbordamento, pelo menos, até a terça-feira, dia 17.
No entanto, chuvas intensas deverão ocorrer, no Acre, até sexta-feira, dia 13, porém, não serão generalizadas.
O Tempo Aqui estará atento e, havendo qualquer alteração no comportamento dos rios e das condições do tempo, será imediatamente anunciado.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *