Feijó tem enchente histórica do rio Envira. Bairros estão alagados e famílias desabrigadas. Saiba a situação e a tendência dos rios acreanos e do Madeira.

fev 04

11h 55min

Como O Tempo Aqui alertou, na semana passada, o nível do rio Envira, em Feijó, subiu rapidamente e inundou alguns bairros, deixando várias famílias desabrigadas.
Às 11 horas desta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, a cota era de 14,50 metros.
Segundo informações prestadas, por telefone, pela moradora Alexandra Silva Barbosa, os bairros do Hospital e Aristides e a rua Francisco Pereira, que fica atrás do mercado, estão alagados e inúmeras famílias tiveram que sair de suas residências.
Esta é a maior enchente do rio Envira dos últimos 25 anos.
A boa notícia é que, a partir desta quinta-feira, dia 5, o nível do rio, em Feijó, começará a baixar rapidamente.
Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá, já atinge a maior cota deste verão, até agora. A partir desta quinta-feira, seu nível começará a baixar rapidamente.
Em Manuel Urbano, o rio Purus está estabilizado e deverá baixar lentamente, também, nos próximos dias, aliviando a situação em Boca do Acre, no Amazonas, cujo nível já ultrapassou a cota de transbordamento.
Não há condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, nos próixmos dias, no Acre. Assim, todos os rios do estado terão rápida vazante, inclusive, o rio Iaco, em Sena Madureira.
Identicamente, os rios Acre e Tarauacá terão baixa acentuada, durante esta semana.
Quanto ao rio Madeira, em Porto Velho, seu nível vai continuar aumentando lentamente, ainda, por alguns dias, para começar a baixar sensivelmente, após, aproximadamente, o dia 9 de fevereiro. Com essa considerável baixa que ocorrerá e as poucas chuvas que cairão, nos próximos dias, em território boliviano, o fantasma da interrupção da BR-364, será afastado, como O Tempo Aqui vem publicando desde o ano passado, pois a circulação atmosférica global mostrava e continua mostrando que a umidade dos oceanos, que poderia causar chuvas intensas e prolongadas, seria desviada para o norte.
O Tempo Aqui continuará atento às condições atmosféricas e situação dos rios, neste verão chuvoso, e informará quaisquer situações que possam causar transtornos à população com o intuito de sempre informar e alertar, com bases puramente científicas, desprendidas de quaisquer tendências que levem à distorção das informações.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *