Semana começa com muita chuva no Acre, Rondônia e Amazonas. Chove abaixo da média, na maior parte da Bolívia, e rio Madeira subirá dentro da normalidade.

jan 24

18h 10min

As condições atmosféricas continuam favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, a qualquer hora, na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, no norte da Bolívia e da região de selva do Peru.
A causa são as constantes penetrações de pulsos extremamente úmidos vindos do oceano Atlântico.
Chuvas volumosas deverão ocorrer, nos primeiros dias desta semana, que começa no dia 25 de janeiro, principalmente, nos vales dos rios Acre, Purus, Juruá, Madeira, Mamoré, Guaporé, Abunã e Madre de Dios e no curso inferior do rio Beni.
Assim, são esperados aumentos consideráveis do nível desses rios, principalmente, no Acre e no Amazonas, podendo ocorrer transbordamentos e alagações em inúmeras cidades.
No entanto, o nível do rio Madeira, em Porto Velho, não subirá exageradamente a ponto de colocar em perigo a comunicação com o Acre, através da BR-364. Isso porque as chuvas estão e vão continuar abaixo da média na maior parte do território boliviano – origem principal das águas pluviais que fluem para Rondônia. As chuvas intensas, naquele país, estarão concentradas, apenas, nas proximidades da fronteira com o Brasil.
O Tempo Aqui continua atento ao comportamento da atmosfera e informará, a qualquer momento, quaisquer alterações que possam modificar as atuais previsões e tendências do tempo e do nível dos rios.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *