O clima, no mês de stembro, no Acre e nas regiões próximas. O que se espera do tempo neste mês.

set 01

O portal O Tempo Aqui divulga uma síntese do clima no mês de setembro, no Acre, e o que realmente se espera do tempo para este mês de 2013, segundo as tendências atmosféricas atuais e conforme nossa análise.
Setembro é o mês cujas temperaturas máximas começam a ficar muito altas, mas, ainda, é um mês com baixa umidade do ar e, em média, tem, apenas 7 dias de chuva. É o mês em que ocorrem fortes temporais, com raios e ventanias. Podem ocorrer temperaturas baixas, pois já houve vários registros, neste mês, entre 10ºC e 13ºC.
É o mês em que as temperaturas mínimas médias aumentam 1,7ºC, em Rio Branco, em relação ao mês anterior, devido à baixa umidade do ar, que proporciona uma maior insolação, por causa da menor quantidade de nuvens.
Em Rio Branco, o volume médio de chuvas é de 96,4mm, ou seja, mais que o dobro do mês anterior, que é de 40,4mm. No entanto, é bom ressaltar que são dados médios, não implicando, necessariamente, que em setembro de 2013 vai chover, exatamente, de acordo com a normal climatológica. Poderão ocorrer, inclusive, fortes temporais, com raios e ventanias, como os que ocorreram, neste mesmo mês, no ano anterior, em 2012, que causaram alguns estragos e transtornos à população riobranquense e de outros municípios acreanos.
Em Cruzeiro do Sul, o volume de precipitação fica situado em torno de 140mm.
Já em Tarauacá, o índice fica situado em 110mm.
Os municípios que tem o menor volume de chuva, em setembro, são Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia e Senador Guiomard , ficando em torno de 70mm, exatamente o dobro do mês anterio.
Enquanto isso, os municípios com o maior índice pluviométrico são Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
Quanto à temperatura média geral, não há diferença significativa em relação ao mês de agosto, à exceção das máximas, que podem atingir valores superiores a 35ºC, com certa frequência.
Em setembro, ainda, ocorrem frentes frias, de origem polar, que podem ser intensas e que provocam o fenômeno da “friagem” de intensidade moderada ou forte.
Neste mês, as temperaturas podem, ainda, baixar bastante, durante a noite, sendo comuns valores entre 17 e 19ºC, ao amanhecer, no leste e no sudeste do estado, muito embora haja registro de 10,0ºC, ocorrido em Rio Branco, em 1989. Quanto à média das máximas, em Rio Branco, setembro é o mês em que ela aumenta, apenas, 0,2ºC, passando de 32,6ºC, em agosto, para 32,8ºC, em setembro. A maior temperatura, oficialmente registrada, na capital acreana, neste mês, foi 38,2ºC, no ano de 1983.
Historicamente, setembro é um mês em que as chuvas ocorrem durante cerca de 7 dias, em Rio Branco. Como é o mês da transição do inverno para a primavera, as chuvas tanto podem ser frontais, devido a chegada das frentes frias, ou convectivas, devido ao excessivo aquecimento diurno. A maior quantidade de chuvas registrada, em Rio Branco, em apenas, 24 horas, em setembro, foi de 92,8mm, ocorrida em 1986.
Neste mês, chove menos de 100mm, no centro-sul de Rondônia, na maior parte de Mato Grosso e de Goiás, no Distrito Federal, em Minas Gerais e em quase todo o sertão nordestino. No entanto, chove muito, acima de 200mm, no noroeste do Amazonas (região de São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Colômbia.
Em setembro, no Acre, os ventos sopram ora de sudeste, devido às frentes frias, ora de noroeste, trazendo muito calor e umidade.
Confira a síntese climática para Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Brasileia, no mês de setembro.

RIO BRANCO
Média de chuvas: 96,4mm (em agosto é 40,4mm).
Numero médio de dias de chuvas: 7.
Recorde de chuvas em 24 horas: 92,8mm (ocorrido em 11/9/1986).
Média das temperaturas mínimas: 20,9ºC (1,7ºC maior do que em setembro que é de 19,2ºC).
Média das temperaturas máximas: 32,8ºC (0,2ºC maior do que em setembro que é de 32,6ºC).
Menor temperatura registrada: 10,0ºC, que aconteceu em 16/9/1989.
Maior temperatura registrada: 38,2ºC, em 28/9/1983.

CRUZEIRO DO SUL
Média de chuvas: 140mm (em agosto é 90mm).
Número médio de dias de chuva: 10.

TARAUACÁ
Média de chuvas: 110mm (em agosto, é 80mm).
Número médio de dias de chuva: 9.

BRASILEIA
Média de chuvas: 70mm (em agosto é 35mm).
Número médio de dias de chuva: 7.
Observe, na figura, o mapa elaborad pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), onde mostra a distribuição das chuvas, em setembro, em todo o Brasil. As cores verdes e azuis indicam quantidade maior , enquanto o marrom mais escuro, escassez de chuva.
O QUE SE ESPERA PARA O MÊS DE SETEMBRO DE 2013
Analisando as condições atmosféricas atuais na América do Sul e tendo em vista a própria climatologia, tem-se uma visualização aproximada de como poderá ser o tempo neste mês de setembro, no Acre.
A tendência é de que ocorram temperaturas máximas elevadas, durante alguns dias podendo, inclusive, haver recordes de calor deste ano, até o momento. No entanto, haverá, também, frentes frias e a consequente penetração de massas de ar frio, de origem polar, em boa parte da Amazônia Ocidental. Assim, deverão ocorrer temperaturas mínimas bastante baixas, entre 10 e 13ºC, em Rio Branco e em Brasileia
A invasão de massas de ar quente e úmido, também, começarão a ocorrer, proporcionando chuvas fortes, com raios, ventanias e, eventual, queda de granizo, em alguns pontos do estado, podendo causar transtornos à população das áreas atingidas, principalmente, na parte da tarde, quando o calor será intenso, em alguns dias. A chegada de frentes frias, também, poderá desencadear temporais, em vários pontos do estado.
A tendência é de que ocorram temporais, também, em Rondônia, Mato Grosso, Goiás e, principalmente, no Amazonas.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *