ALERTA: Níveis dos rios Juruá e Gregório sofrerão elevação rápida, nas próximas horas. Rio Acre poderá transbordar nos próximos dias. Chuvas vão continuar abaixo da média na bacia do Madeira.
jan 19
10h 20min
Chuvas torrenciais, com volumes acima de 70mm, caíram, neste domingo, 18 de janeiro, nos afluentes da margem esquerda do rio Juruá e na maior parte do seu alto curso em território peruano. Em algumas áreas, choveu acima de 130mm.
Choveu torrencialmente, também, em todo o vale do rio Gregório e em grande parte da bacia do rio Abunã, em território boliviano.
Chuvas intensas ocorreram, ainda, nos últimos dias, em áreas dos rios Muru, Tarauacá, Envira, Purus, Chandless, Caeté, Macauã e Iaco..
O Tempo Aqui alerta para a rápida subida do nível dos rios Juruá e Gregório, podendo causar sérios transtornos aos moradores de suas margens.
Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá deverá atingir valores próximos ou até acima da cota de transbordamento, nos próximos dias, podendo, inclusive, caso as chuvas continuem intensas, ocorrer alagação das partes mais baixas.
Em Tarauacá, também, poderá ocorrer transbordamento, pois, nas bacias hidrográficas do rio de mesmo nome e do rio Muru, ocorreram chuvas volumosas nos últimos dias.
Em Sena Madureira, o rio Iaco deverá subir bastante, podendo provocar alagação ainda durante esta semana.
Em Rio Branco, o nível do rio Acre deverá subir ainda mais e se aproximar da cota de transbordamento, ou até ultrapassá-la, porém, ainda, não é alarmante, pois as chuvas, embora ocorram diariamente, não têm sido volumosas, nos últimos dois dias, dentro da área de sua bacia hidrográfica.
No entanto, o tempo continua instável, com alta umidade do ar, e as chuvas poderão aumentar e, assim, causar transbordamento, na capital acreana, até o final desta semana.
Quanto ao rio Madeira, como o Tempo Aqui já anunciou, após seu nível ter sofrido um leve declínio, em Porto Velho, voltou a subir tendo em vista as chuvas volumosas que ocorreram no vale dos rios Madre de Dios e Beni, em territórios peruano e boliviano, respectivamente. Porém, na maior parte da sua bacia hidrográfica situada a montante da capital rondoniense, as chuvas têm caído abaixo da média.
Assim, está descartada qualquer enchente semelhante a de 2014, pois as condições atmosféricas atuais indicam que as chuvas vão continuar abaixo da média, na maior parte da Bolívia e nos vales dos rios Guaporé, em Rondônia e em Mato Grosso.
Já, na região do Acre, as condições meteorológicas estarão favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, pelo menos até, a próxima quarta-feira, dia 21 de janeiro.
O Tempo Aqui sempre estará atento para proporcionar a melhor informação para toda a população e, portanto, havendo qualquer alteração no comportamento da atmosfera, será imediatamente publicada.