Chuvas torrenciais farão rio Acre subir muito, em Rio Branco. Nível do Madeira baixou meio metro, nas últimas 24 horas.
jan 14
17h 55min
Chuvas torrenciais caíram nos vales do rio Xapuri e do riozinho do Rola, nesta quarta-feira, 14 de janeiro. Grandes áreas drenadas por esses rios tiveram precipitação acima de 80mm.
Esse grande volume de chuva provocará um aumento repentino e considerável do nível do rio Acre, na capital acreana, nos próximos dias, principalmente, a partir desta sexta-feira, 16 de janeiro.
Assim, mais uma vez, deverão passar balseiros (troncos e galhos de árvores) por Rio Branco, sendo que grande quantidade deverá ficar acumulada nas colunas de sustentação das pontes.
Por enquanto, não se visualiza um transbordamento do rio, na capital, mas o seu nível deverá atingir valores próximos a 12 metros, até o domingo.
Caso as chuvas fiquem intensas, nos próximos dias, na bacia hidrográfica do rio Acre, aí, sim, poderá ficar próximo da cota de alerta.
A boa notícia é que, em Porto Velho, Abunã e Guajará-Mirim, o nível dos rios Madeira e Mamoré, baixou cerca de meio metro, nas últimas 24 horas, como já era esperado, tendo em vista que as chuvas têm caído abaixo da média para este período, até o momento.
No entanto, chuvas torrenciais, acima de 100mm, caíram, na última terça-feira, dia 13 de janeiro, em grandes áreas dos vales dos rios Madre de Dios, no Peru, e do rio Beni, na Bolívia, que deverão aumentar um pouco mais o nível do rio Madeira, nas próximas semanas, mas dentro da normalidade.
O Tempo Aqui está atento às chuvas que caem em toda a Amazônia sul-ocidental e informará a situação dos rios da região, principalmente, em relação aos rios acreanos e ao rio Madeira.