Chuvas vão continuar abaixo da média, nos próximos dias, na maior parte do Acre. Prevalece a condição de normalidade dos rios acreanos e do Madeira.

jan 08

17h 15min

Como O Tempo Aqui já publicou, várias vezes, não há nenhum indício atmosférico, até agora, de que ocorram chuvas abundantes no Acre, em Rondônia e na Bolívia, nos próximos dias.
As chuvas vão continuar escassas, principalmente, no Acre e na Bolívia, pelo menos, até o próximo dia 12 de janeiro, segunda-feira.
Eventualmente, poderão ocorrer chuvas fortes, sim, mas em alguns pontos, sem causar grandes impactos no aumento do nível dos rios acreanos e rondonienses.
Por enquanto, as condições do tempo nos mostram que neste mês de janeiro de 2015 não haverá situação grave com relação às chuvas. Os rios poderão até transbordar, sim, mas sem maiores consequências.
Quanto à situação do rio Madeira, não há nenhum motivo para preocupação. O momento atual é bem diferente daquele de um ano atrás. Naquela ocasião, o nosso portal alertava, desde meados da segunda quinzena de dezembro de 2013, para o aumento considerável que ocorreria no nível do rio Madeira. Já, emm janeiro de 2014, alertava, constantemente, que Porto Velho, Guajará-Mirim e Humaitá sofreriam uma grande alagação.
Em dezembro de 2013, como se pode ver no mapa elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o volume de chuvas na Bolívia, em Rondônia e em Mato Grosso superou em mais de 100mm a média histórica (em aaul, no mapa).
Contrastando aquele mês de 2013, o mapa de dezembro de 2014 mostra que o volume de chuvas que caiu nessa mesma área foi 100mm a menos do que no mesmo período anterior (em marrom, no mapa). Ou seja, houve uma diferença muito grande, em torno de 200mm de chuva, entre esses mesmos períodos nesses dois anos.
E para tranquilizar, ainda mais, nos primeiros 8 dias deste mês de janeiro de 2015, choveu, nessa mesma área, abaixo da média climatológica para o período.
Portanto, mais uma vez, O Tempo Aaui tranquiliza: não haverá outra grande enchente do rio Madeira, neste ano de 2015 e nem nos próximos. Poderão ocorrer, apenas, aquelas enchentes normais que sempre acontecem nessa época do ano.
Observe os dois mapas do INPE, mostrando a diferença brusca entre o volume de chuvas em dezembro de 2013 e dezembro de 2014, em Rondônia, Mato Grosso e Bolívia. As cores azuis indicam chuva acima da média e as cores marrons, abaixo da média. 

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *