O clima do Acre em janeiro: A cada três dias, chove em dois, em Rio Branco. A temperatura varia entre 22,3ºC e 30,9ºC, na capital acreana. Saiba o tempo neste mês.
jan 02
13h 30min
Chove muito, em janeiro, em todo o Acre, principalmente, no leste e no sudeste do estado, onde estão localizadas as cidades de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira.
Segundo a média dos últimos 40 anos, para cada três dias, dois são com chuvas, em Rio Branco. Dos 31 dias de janeiro, chove em 21, aproximadamente.
Na capital acreana, cai 287,5mm, em Cruzeiro do Sul, chove 265mm e, em Tarauacá, 285mm.
O maior volume de chuvas ocorrido em, apenas, 24 horas, neste mês, na capital acreana, foi 132mm, no ano de 2012.
A temperatura mínima média, em janeiro, em Rio Branco, é 22,3ºC e a máxima, 30,9ºC, sendo que o menor valor registrado, neste mês, foi 14,2ºC, no dia 19, no ano de 1990, e o maior, 35,2ºC, no dia 28, em 1980, segundo dados fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).
As chuvas ocorrem, neste mês, a qualquer hora, mas, são mais comuns na parte da tarde e durante a noite. Não são raros os dias em que, ora faz sol, ora chove, várias vezes.
Em janeiro, as chuvas são mais calmas e não há muita incidência de raios e ventanias, embora, em alguns dias, possam ocorrer temporais leves. São chuvas causadas pela elevada umidade do ar trazida do Atlântico Norte por ventos que cruzam a Amazônia Oriental e chegam até a Amazônia Ocidental, onde fazem a curva e se dirigem para o centro e o sul da América do Sul, provocando chuvas torrenciais, principalmente, no centro-sul do Brasil, no Paraguai e na Argentina.
Os ventos, no Acre, nessa época, sopram, em geral da direção norte, com variações de noroeste e de nordeste. As noites têm temperaturas agradáveis que giram entre 24 e 26ºC, nas primeiras horas, e entre 21 e 23ºC, ao amanhecer.
PREVISÃO PARA JANEIRO DE 2015
Não há nenhuma evidência, por enquento, de que haja mudança significativa no comportamento normal do tempo neste mês de janeiro de 2015. Nessa nossa primeira análise, esperam-se que os volumes de chuva fiquem situados dentro da faixa normal, ou seja, aproximadamente, entre 250 e 325mm. Eventualmente, poderão ocorrer chuvas muito acima da média, em algumas áreas, podendo até causar transbordamento de alguns rios, mas, por enquanto não há nenhum indício de que isso venha a ocorrer.
O Tempo Aqui acompanha ininterruptamente o comportamento da atmosfera da Amazônia Ocidental e, havendo qualquer tendência à ocorrência de fenômenos mais severos, será imedatamente anunciado pelo nosso portal.