Isto não gostam de divulgar: Temperaturas, no Brasil, ficaram até 4ºC abaixo da média histórica, em novembro.
dez 17
17h 45min
Quando um ou outro lugar da Terra apresenta média de temperatura um pouco acima da normal climatológica, a divulgação é imediata.
Se você quer saber a verdade, terá que pesquisar e procurar os relatórios e mapas das grandes instituições de meteorologia, que são divulgados mensalmente. Aí, você constata algo que dificilmente é divulgado atualmente: O resfriamento global já está ocorrendo!
O Tempo Aqui tem divulgado que a temperatura, no Acre e no mundo, tem ficado abaixo da média, nos últimos anos, contrariando o que se vê e ouve diariamente.
No entanto, alguns acontecimentos não podem ser escondidos: São os frios intensos e, até fora de época, que estão ocorrendo em todos os continentes. Como o fenômeno é notório, os jornais divulgam, mas não fazem a ligação com o resfriamento global.
No Brasil, os relatórios e mapas elaborados pelo INPE/CPTEC, com base, evidentemente, nos registros de temperaturas realizados pelas centenas de estações meteorológicas espalhadas por todo o território nacional, mostram que as temperaturas máximas, ou seja, aquela do calor do dia, estão ficando abaixo da média, em todos os meses, na maior parte do país.
Só para citar um exemplo, o mês de novembro de 2014 foi marcado por temperaturas de até 4ºC, ou mais, abaixo da média histórica para o mês, notadamente, em Rondônia, Mato Grosso, Pará e Acre. No entanto, todas as unidades da federação ficaram, em geral, abaixo da média ou dentro da média. Foram raras as áreas do país que tiveram média um pouco acima do normal.
Observe no mapa elaborado pelo Instituro Nacional de Pesquisas Espaciais, em colaboração com outros insitutos de renome do Brasil. Neste mapa, as cores azuis indicam temperatura abaixo da média, enquanto as de cor marrom, acima da normal climatológica. A cor branca indica temperatura dentro da média.