Maior, mais linda e mais esperada chuva de meteoros ocorrerá nas noites de sábado e domingo, dias 13 e 14 de dezembro. Não perca: Serão mais de dois meteoros por minuto!
dez 12
11h 10min
A maior, a mais bela e a mais esperada chuva de meteoros acontecerá nas noites deste sábado, dia 13, e deste domingo, dia 14, e será vista por todos os acreanos.
Segundo estimativas, ocorrerão cerca de 150 meteoros por hora ou dois a cada minuto. Mas esta é, apenas, uma estimativa. Em anos anteriores, já houve registro de mais de 300 por hora, ultrapassando todas as estimativas!
Assim que o Sol se pôr, olhe para o lado oposto, na direção leste, onde ele nasce, virando um pouco para a esquerda, ou seja, para a direção nordeste, e levante o olhar cerca de 30º. Por volta da meia-noite, olhe para cima, e depois das 2 horas, olhe para o lado em que o Sol se põe e vire, um pouquinho para a direita, cerca de 45º para cima.
Essas posições são aa mais indicadas, o que não impede de que possam ser observadas em ângulos diferentes.
O fenômeno poderá ser visto, entre esta sexta-feira, dia 12, e a próxima quarta-feira, dia 17, porém, o máximo ocorrerá nas noites de sábado e de domingo, dias 13 e 14 de dezembro, respectivamente.
O melhor local para observação é longe de muitas luzes. O Tempo Aqui sugere, para quem mora em Rio Branco, o meio da passarela Joaquim Macedo, no centro da cidade, onde se tem uma boa visão de todas as direções.
O QUE SÃO CHUVAS DE METEOROS
São pedaços de corpos celestes que orbitam o Sol e que, na maioria das vezes, foram desprendidos de cometas, quando da passagem próxima da Terra. Assim, esses fragmentos – constituídos de rochas e metais – acabam chocando-se com a atmosfera da Terra. Devido à enorme velocidade, o atrito com o ar acaba por incendiá-los e, assim, provocando um rastro luminoso no céu. Alguns desses meteoros podem resitir ao intenso calor e atingir a superfície do nosso planeta sendo, então, chamados de meteoritos.
Todos os anos, a Terra, em sua volta ao redor do Sol, cruza pelos rastros de fragmentos deixados pelos cometas e o choque provoca o belo fenômeno durante as noites.
A velocidade com que esses fragmentos atingirão a atmosfera do nosso planeta, durante os próximos dias, é, em média, de 35km/s.
Só para se ter uma ideia da rapidez com que eles entram na nossa atmosfera, se você viajasse com essa velocidade, poderia sair de Rio Branco e chegar em:
– Sena Madureira, em 4 segundos;
– Brasileia, em 6 segundos;
– Cruzeiro do Sul, em 18 segundos.
Se preferisse fazer uma viagem bem mais longa, até Recife, por exemplo, levaria, apenas, 2 minutos!
No entanto, existem outras chuvas de meteoros, que acontecem em outras datas, em que a velocidade de choque com a Terra é o dobro dessa que ocorrerá nos próximos dias.
Não perca, portanto, esse fenômeno que pode ser visto de graça, a olho nu, por todos! E, ao que tudo indica, o céu, na maior parte do Acre, estará com poucas nuvens, durante essas noites.