Tarauacá foi avisada, sim, da grande alagação!
dez 01
9h 10min
Trecho da nossa publicação do dia 14 de novembro:
“Em alguns pontos, choveu acima de 100mm, principalmente, no vale dos rios Tarauacá, Muru, Gregório e Liberdade, que deverão ter um pronunciado aumento repentino nos seus níveis, com alagações nas cidades e povoados localizados próximos às suas margens. A cidade de Tarauacá deverá sofrer alagação, a partir deste sábado, dia 15 de novembro”.
O título da publicação: “Chuvas volumosas caíram em todo o Acre. Nível dos rios vai subir bastante nos próximos dias. A cidade de Tarauacá deverá sofrer inundação”.
E, ainda, dizem que a cidade de Tarauacá foi surpreendida pela enchente!
Mas não foi só no dia 14 de novembro que O Tempo Aqui avisou. Alguns dias antes, já alertava sobre as chuvas intensas que caiam na região e que poderiam causar sérios transtornos à população.
Portanto, ao contrário do que muitos dizem, Tarauacá foi avisada, sim, da alagação que sofreu e poderiam ter sido evitados maiores prejuízos se se tomassem as providências mínimas necessárias.
Muitos, inclusive, não acreditaram no nosso alerta, pois, novembro não é mês de alagações. Mas o nosso aviso não foi em função de uma previsão do tempo – que pode não ocorrer -, mas baseado nas chuvas que caíram sobre as bacias hidrográficas dos rios Tarauacá, Muru, Gregório e Liberdade, cujo volume era suficiente para causar intenso transbordamento desses rios.
Da mesma forma que avisamos, com muita antecedência, sobre a enchente do rio Madeira, com base no volume pluviométrico ocorrido em território boliviano.
Assim, O Tempo Aqui fez e continuará fazendo a sua parte, ou seja, informando sobre as condições atmosféricas na Amazônia Ocidental, colaborando com o planejamento das atividades da população. Trabalhamos 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, nesse sentido, para que a melhor informação sobre o tempo meteorológico seja fornecido a todos.