Chuvas torrenciais caíram em Rio Branco e em grande parte do Acre, neste domingo. Em Tarauacá, já ultrapassou em 29% a média de novembro.
nov 24
12h 10min
Chuvas torrenciais caíra, na noite deste domingo, em Rio Branco acumulando um volume de 73,6mm, em poucas horas.
No entanto, as chuvas mais fortes e volumosas, acima de 100mm, ocorreram nos municípios de Capixaba, Senador Guiomard e Manuel Urbano e nos vales dos rios Abunã, Andirá, Antimari, Iaco, Caeté, Macauá, Purus e Muru. Em alguns pontos, a estimativa é de valor pluviométrico superior a 150mm.
HÁ, portanto, perigo de transbordamento dos rios Abunã e igarapés das bacias hidrográficas de vários rios do Acre, podendo provocar inundações em vilas e povoados ribeirinhos.
Em Tarauacá, já choveu, em novembro, 310mm, quando a média é de 240mm para o mês, ou seja, as chuvas já ultrapassaram em 29% a normal climatológica para a cidade.
Em Cruzeiro do Sul, também, a média do mês já foi ultrapssada. As chuvas já acumulam 235mm, sendo que a média é de 230mm e, portanto, até esta segunda-feira, dia 24, choveu 2% acima da normal pluviométrica.
Rio Branco, no entanto, ainda está abaixo da média, com 160mm, ou seja, choveu, apenas, 78% da média mensal que é de 206,2mm.
O Tempo Aqui utiliza e calcula os valores estabelecidos pelos padrões nacionais e internacionais de meteorologia, quanto à média climatológica.