Temporais, com chuvas fortes, intensas descargas elétricas e ventanias, atingiram a maior parte do Acre, nas primeiras horas desta terça-feira
nov 11
9h 40min
Uma grande massa de ar muito úmido e extremamente instável provocou temporais, com chuvas fortes, intensas descargas elétricas e ventanias, no centro do Acre e no vale do Juruá.
Durante boa parte da noite da última segunda-feira até o amanhecer desta terça-feira, dia 11 de novembro, o Acre foi castigado por tempo severo. Em Tarauacá, choveu 70,2mm e, em Cruzeiro do Sul, 45,5mm, em poucas horas.
No entanto, em algumas áreas, as chuvas foram tão intensas que o valor estimado superou 100mm.
Os maiores volumes de precipitação ocorreram nos municípios de Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Santa Rosa do Purus e Jordão e, também, nos vales dos rios Tarauacá, Envira, Muru, Purus, Chandless, Caeté, Macauã, Juruá, Gregório, Liberdade e Moa e na parte norte da serra do Divisor. As chuvas torrenciais atingiram, ainda, praticamente, todo o trecho da BR-364, entre Feijó e Cruzeiro do Sul.
Da mesma forma, grande parte de Rondônia e do sudoeste do Amazonas foi atingida por temporais, com chuvas fortes, ventanias e muitos raios.
O Tempo Aqui previu e anunciou, na segunda-feira, a alta probabilidade de ocorrência de fortes temporais, em grande parte do Acre, tendo em vista o tempo severo que atingia Rondônia, o Peru e a Bolívia, cujas nuvens carregadas deslocavam-se rapidamente em direção ao estado.