Temporal que atingiu o Acre, na última quarta-feira, não tem nenhuma ligação com frente fria. O Tempo Aqui esclarece.
out 19
13h 15min
Alguns meios de comunicação divulgaram de forma errada a origem do forte temporal que atingiu boa parte do Acre, inclusive, Rio Branco, na última quarta-feira, 15 de outubro, cujas informações foram colhidas com base em relatos de leigos em meteorologia, ou seja, embora com boa vontade, eles não conseguiram explicar corretamente as causas dos fenômenos atmosféricos que tanto castigaram a região naquele dia. Muito pelo contrário, as origens do temporal divulgadas entraram em choque com as divulgadas por nós o que levou a dezenas de pessoas procurarem esclarecimentos através de mensagens recebidas pelo portal O Tempo Aqui.
A causa daquele temporal e, principalmente, dos fortes ventos, como já dissemos, teve origem nos pulsos úmidos do Atlântico. Esses pulsos avançam rapidamente pelo interior do Brasil, cruzando o Maranhão, o Pará, o Amazonas e atingem o Acre pelo leste do estado. Dependendo da direção exata de seu deslocamento, podem cruzar, também, o norte de Mato Grosso e Rondônia, antes de chegarem ao Acre.
Esses pulsos são comuns, nesta época do ano, e podem variar quanto à intensidade e dependem, também, de outros fatores localizados sobre a Amazônia, como umidade do ar e insolação. Muitas vezes, como ocorreu, no dia 15, eles formam uma frente extremamente tempestuosa, com ventos muito fortes e intensas descargas elétricas, além de chuvas torrenciais e eventual queda de granizo.
O Tempo Aqui previu, um dia antes, a possibilidade de ocorrência desse temporal e alertou seis horas antes do ocorrido, já com a certeza de que atingiria o leste e o sudeste do Acre, com alto poder destrutivo.
Portanto, esse temporal não teve nenhuma ligação com a frente fria que, naquele momento, ocorria no sul do Brasil, conforme alguns meios de comunicação divulgaram baseando-se em informações totalmente incoerentes com o fenômeno meteorológico.
O Tempo Aqui estará sempre à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas ao clima e à meteorologia, principalmente, quando se referir à América do Sul e, em especial ao Brasil e à Amazônia Ocidental.