Contraste de temperaturas extremas, no Brasil, nesta segunda-feira: 0,9ºC, em Santa Catarina, e 40,7ºC, no Piauí.
set 23
11h 45min
O Brasil é o país que tem o maior número de climas do mundo por ter a maior extensão latitudinal. Seu território vai do hemisfério norte à zona temperada da Terra.
Nesta segunda-feira, dia 22 de setembro, primeiro dia da primavera austral, o Brasil registrou um contraste de 40ºC de temperatura entre uma região e outra.
Na localidade de Morro da Igreja, no estado de Santa Catarina, os termômetros marcaram mínima de, apenas, 0,9ºC, enquanto, na cidade de Oeiras, no Piauí, a máxima registrada foi de 40,7ºC. São temperaturas oficiais, registradas dentro dos padrões mundiais, pelas estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia.
Portanto, no mesmo dia, uns brasileiros usavam aquecedores e agasalhos reforçados, outros ligavam, no máximo, seus aparelhos de ar-condicionado.
Nesta mesma segunda-feira, a capital mais fria foi Porto Alegre, com 10,5ºC, enquanto a mais quente, Teresina, com 39,3ºC. Já, no Acre, o contraste foi bem modesto: mínima de 19,0ºC, em Rio Branco e em Brasileia, e máxima de 32,9ºC, em Santa Rosa do Purus.
Então, opções de regiões secas ou úmidas, frias ou quentes, num mesmo país: Brasil.