Já choveu o dobro do esperado para setembro, em Rio Branco. O último dia do inverno foi marcado por chuvas torrenciais, muitos raios e queda de granizo, na capital acreana.
set 21
18h 20min
O domingo, 21 de setembro, último dia do inverno, foi marcado por chuvas torrenciais, queda de granizo e muitos raios e trovões, em Rio Branco. O acumulado de chuvas foi de 33mm, na estação meteorológica do INMET.
Segundo relato de moradores, a queda de granizo foi intensa no bairro Belo Jardim, com fortes rajadas de ventos que causou, inclusive, destelhamento de algumas casas.
O acumulado pluviométrico deste mês já atinge 185mm, quando a média climatológica é de 96,4mm. Assim, choveu, até o dia 21, praticamente o dobro do esperado para setembro, ou seja, 192% da média. O mais interessante é que essas chuvas ocorreram em, apenas, quatro ocasiões, o que equivale dizer que toda vez, as chuvas foram volumosas.
O mês anterior, agosto, não foi diferente, pois a média pluviométrica, que é de 40,4mm, foi superada em mais do que o dobro. Choveu, naquele mês, 90mm, ou 223% do esperado.
Portanto, os dois últimos meses, em Rio Branco, têm sido de chuvas muito além do que normalmente choveu durante os últimos 54 anos, conforme registros meteorológicos.
Mais chuvas estão previstas para setembro o que deverá superar consideravelmente o valor médio mensal.
EQUINÓCIO DE PRIMAVERA: Dias e noites iguais em todos os países do mundo, nesta segunda-feira.
Nesta segunda-feira, dia 22 de setembro, exatamente, às 21h 29min, no horário de Rio Branco, o Sol estará cruzando a Linha do Equador, em direção ao hemisfério sul da Terra, dando início a estação da primavera, no Acre e em todo o Brasil, exceto Roraima, Amapá e pequenas partes do Amazonas e do Pará, que ficam no hemisfério norte.
É o fenômeno do equinócio de primavera, quando a duração do dia é idêntica a da noite, com 12 horas exatas cada, em todos os países do mundo. Portanto, nesta segunda-feira, o Sol vai nascer e se pôr no mesmo horário, em qualquer cidade de qualquer país, dentro dos seus respectivos fusos horários, desde que não sejam alterados por alguma lei ou que estejam no horário de verão.