Calor, no Acre, poderá atingir recordes de 2014, nesta sexta-feira e no sábado, com temperaturas máximas em torno de 36ºC, em Rio Branco, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Brasileia. Sol, com poucas nuvens, vai predominar. A probabilidade de chuvas, na capital acreana, é muito baixa.

set 19

9h 10min

A onda de calor que assola a maior parte do Brasil, também, atinge o Acre, porém, com menor intensidade.
Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a temperatura máxima, por volta das 14 horas, em Rio Branco, deverá oscilar entre 34 e 36ºC, enquanto, em Brasileia, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, deverá variar entre 35 e 37ºC. Só para comparar, a maior temperatura já regsitrada, no mês de setembro, em Rio Branco, desde o ano de 1960, foi 38,2ºC, ocorrida no dia 28 de setembro de 1983. 
O calor, no estado, está intenso, mas longe de ser comparado às altas temperaturas que estão sendo registradas em outros estados brasileiros, como Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Piauí, onde as maximas têm chegado aos 40ºC, diariamente.
Na última quarta-feira, 18, Cuiabá registrou 39,9ºC e Nova Xavantina, cidade mato-grossense, atingiu 40,5ºC.
No Acre, na cidade de Crtuzeiro do Sul, também, neste mesmo dia, os termômetros marcaram 35,9ºC, enquanto Rio Branco, apenas, 33,7ºC.
As temperaturas vão continuar altas, inclusive, durante as noites, até este sábado, dia 20. A probabilidade de chuvas, na capital acreana, é muito baixa, mas poderão ocorrer chuvas passageiras, em algumas áreas do interior do estado.
Vale ressaltar que sensação térmica, amplamente divulgada, não é medida real da temperatura e não há padrão mundial e nem nacional no seu cálculo, pois cada instituição usa métodos diferentes, cujos resultados divergem muito. É importante frisar, ainda, que a sensação depende de cada pessoa e, principalmente, da sua posição física. Assim, num pequeno espaço de 100 metros quadrados, poderemos ter várias sensações térmicas, que vão desde uma pessoa sentir temperatura agradável e outra, calor abafado, pois depende do organismo, da exposição ou não ao sol, da velocidade do vento incidindo sobre o corpo e da umidade relativa do ar, além de muitos outros fatores.
Por esse motivo, evitamos falar em sensação térmica, pois leva muitos a interpretarem erroneamente os valores divulgados pelos diversos institutos de meteorologia que, como já foi dito, divergem entre si, no seu cálculo.
No entanto, a partir de domingo, o calor diminuirá bastante, no Acre, devido à mudança radical no tempo.
O Tempo Aqui divulgará como será o domingo, no seu boletim da tarde desta sexta-feira, onde os interessados terão as informações meteorológicas para poderem fazer melhor o planejamento de suas atividades.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *