Recorde histórico de volume de chuva, em Rio Branco, pelo segundo mês consecutivo. Em apenas 1 hora, nesta terça-feira, choveu o mesmo tanto da média de todo o mês de setembro. O acumulado do mês já está em 117% da normal climatológica.
set 10
10h 10min
Os meses de agosto e setembro de 2014 têm sido marcados por chuvas históricas em Rio Branco.
Nesta terça-feira, dia 9 de setembro, a capital acreana registrou, em apenas 1 hora, o volume de chuvas esperado para todo o mês. Choveu 95mm, ou seja, praticamente, o mesmo tanto da média climatológica mensal que é de 96,4mm.
Foi o maior volume de chuvas registrado, em 24 horas, até hoje, no mês de setembro, em Rio Branco. O recorde anterior, deste mês, ocorreu no dia 11 de setembro de 1986, quando choveu 92,8mm. Portanto, a data de 9 de setembro de 2014 passa a fazer parte dos recordes de chuva num período de 24 horas, com 95,0mm.
No entanto, o total acumulado do mês de setembro, nos primeiros 10 dias, já é de 113mm, ou seja, 117% da média climatológica para o mês inteiro.
É bom lembrar que, no mês anterior, agosto, ocorreu outro recorde histórico de volume de chuvas em 24 horas, em Rio Branco.
No mês de agosto, a média pluviométrica foi superada em mais do que o dobro. Choveu, em agosto, 222,8% da normal climatológica, ou seja, mais de duas vezes o valor mensal que é de 40,4mm.
No início do ano anterior, em 2013, ocorreu recorde histórico geral de chuvas volumosas, ou seja, foram 132mm em menos de 24 horas.
Desde que a estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorolgoia) foi instalada, em Rio Branco, na década de 1960, ou seja, há mais de meio século, nunca haviam sido registradas chuvas tão volumosas, num período de menos de 24 horas.
A causa é natural e faz parte do ciclo dos 60 anos aproximados, quando ocorrem valores extremos de temperaturas baixas e altas, assim como chuvas extremamente volumosas, que têm causado tantos transtornos e prejuízos em todos os continentes. Só para citar alguns exemplos próximos, as cidades de Porto Velho, Brasileia e Manaus sofreram com enchentes históricas, nos últimos três anos. No caso da chuva da última terça-feira, a causa foi a penetração de pulsos úmidos de leste, vindo do oceano Atlântico, que foram previstos e anunciados, com antecedência, por O Tempo Aqui.
Rio Branco deve estar preparada para enchentes históricas do rio Acre, que deverão ocorrer, dentro de pouco tempo, pois esse ciclo de chuvas intensas ainda não terminou. Jamais deverão ser desprezadas as dezenas de pessoas que relatam e as fotografias que mostram a grande enchente da década de 1950, quando as águas do rio Acre chegaram próximas às escadarias do palácio Rio Branco.
Impedir que as chuvas fortes ocorram é impossível, mas é possível prevenir e amenizar as situações de maiores transtornos e prejuízos.
O Tempo Aqui fará a sua parte avisando, como tem feito, na medida do possível, quando da aproximação de eventos atmosféricos extremos.