Ventanias, raios, granizo e chuvas fortes: Último mês do inverno marca o início da temporada de tempo severo no Acre, em Rondônia e em outros estados e países.
set 04
15h 20min
Setembro, o último mês do inverno, marca o início da temporada de ventanias, com raios, granizo e chuvas fortes, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru.
A partir de agora, até meados de novembro, esses estados e países, particularmente, o Acre e Rondônia, serão invadidos por massas de ar úmido, vindo do Atlântico Norte, e que causam, devido ao elevado aquecimento diurno da região, fortes perturbações na atmosfera, que resultam em temporais, geralmente, na parte da tarde ou no início da noite, podendo causar sérios transtornos à população e às atividades econômicas.
Assim, intercalado por dias quentes e ensolarados, o tempo vai estar severo em várias ocasiões, no Acre, em Rondônia regiões vizinhas, nos próximo dias e semanas.
Uma intensa massa de ar úmido, vindo, como já dissemos, do Atlântico Norte, atingirá o Acre, Rondônia, o sul do Amazonas e o norte de Mato Grosso, no domingo, dia 7 de setembro, e na segunda-feira, dia 8, provocando temporais, com chuvas, raios, ventanias e eventual queda de granizo em grande parte dessa região. Lembrando, sempre, que tais temporais manifestam-se, sempre, de forma pontual, ou seja, podem ocorrer intensamente num bairro e noutro, sequer chover.
Porém, não está descartada a possibilidade de temporais, antes deste domingo, mas de forma rápida e bastante isolada.
Portanto, é importante que a população fique atenta quanto aos transtornos que esse tempo severo pode causar, como queda de galhos e árvores e destelhamento de construções e, no caso de raios, poderá ser fatal se a pessoa não estiver adequadamente abrigada durante uma tempestade.
O Tempo Aqui está atento e alertará, com antecedência, quando houver condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de temporais moderados ou fortes, principalmente, no Acre e nas regiões próximas. Nossas atualizações poderão ocorrer a qualquer momento.