Nesta quarta-feira, a Estação Espacial Internacional passará sobre o Acre e será vista, a olho nu, pela população, principalmente, pelos rio-branquenses. Saiba como observá-la.
set 02
17h 30min
Nesta quarta-feira, dia 3 de setembro, mais uma vez, a Estação Espacial Internacional cruzará os céus do Acre e poderá ser vista, facilmente, a olho nu, pela população, principalmente, pelos moradores de Rio Branco.
Entre o surgir de um lado, no horizonte, e o desaparecer, no outro, serão nove minutos. Entretanto, a melhor visibilidade durará, apenas, em torno de dois minutos.
A Estação Espacial Internacional, o maior veículo espacial feito pelo homem, surgirá no horizonte noroeste, exatamente, às 17h 53min, e desaparecerá no horizonte sudeste, às 18h 2min. Para os rio-branquenses, a maior aproximação e a melhor visualização ocorrerá, exatamente, às 17h 57min, no horário de Rio Branco, olhando para o sudoeste e subindo a vista cerca de 63º.
O satélite, com astronautas em seu interior, aparecerá movimentando-se rapidamente, com brilho intenso.
Se você mora em Rio Branco, O Tempo Aqui sugere que vá até a passarela Joaquim Macedo e se posicione na parte central da ponte, com a frente voltada para o rio Acre, na direção da Gameleira. O ônibus espacial irá surgir no céu do seu lado direito, na direção do palácio Rio Branco. A maior e melhor visualização do ônibus espacial ocorrerá se você olhar para cima, cerca de 63º, com a frente voltada para a direção da curva do rio, nos barrancos do bairro da Base, entre 17h 56min e 17h 58min. Logo em seguida, o satélite desaparecerá do lado esquerdo, ou seja, na direção do final da passarela, no Segundo Distrito.
Se não houver muitas nuvens, todos poderão ver, com muita facilidade, a passagem do maior veículo espacial feito pelo homem.
A primeira cidade acreana a ver o satélite será Tarauacá e, em seguida, Feijó. Na sequência, poderão ver, também, os moradores de Manuel Urbano, Santa Rosa do Purus, Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Sena Madureira, Bujari, Porto Acre, Senador Guiomard, Capixaba, Acrelândia e Plácido de Castro. A diferença de horário, nessas cidades, é de apenas, alguns segundos, para mais ou para menos, em relação ao momento da passagem pela capital acreana.
A Estação Espacial Internacional estará a 420 quilômetros de altura, com velocidade de 27.700km/h, ou, 7,7 quilômetros por segundo. Ela leva, apenas, 92 minutos para dar uma volta completa em torno da Terra. Seu comprimento é de 109 metros, foi lançada no dia 20 de novembro de 1998 e já recebeu a visita do astronauta brasileiro Marcos Pontes, no ano de 2006, que lá permaneceu durante uma semana.
Não perca essa oportunidade de poder vê-la passando sobre o Acre.
Mas não esqueça o horário, pois, exatamente, às 17h 57min, ela estará no ponto mais próximo da capital acreana.
Vamos lá para a passarela Joaquim Macedo, no final da tarde desta quarta-feira. Não precisa levar nenhum aparelho de aproximação.