Granizo, no Acre, é comum e ocorre com frequência. O Tempo Aqui responde e explica o fenômeno.
ago 27
14h 10min
Nesta terça-feira, dia 26 de agosto, caiu muito granizo em parte de Rio Branco. Ao contrário do que alguns pensam, este fenômeno é comum e ocorre com frequência, no Acre!
Então, por quê algumas pessoas, ainda, não presenciaram tal fenômeno?
A resposta é simples. A ocorrência de granizo é extremamente pontual, ou seja, acontece em áreas muito pequenas, cujo raio gira em torno de 150 metros! Assim, pode cair bastante granizo numa casa e, noutra, a uma distância de 200 metros, nada acontecer! Outro aspecto, que dificulta a visualização do granizo, é o tamanho das “pedrinhas de gelo”, na maioria das vezes, muito pequeno, e a grande distância entre elas.
Somente nos primeiros oito meses de 2014 já foram registradas mais de cinco ocorrências, em Rio Branco.
O fenômeno do granizo é mais comum, na primavera e no verão, principalmente, nos dias muito quentes e úmidos.
Portanto, granizo faz parte do clima das regiões quentes e úmidas. Raramente ocorrem quando da chegada de frentes frias, como aconteceu na última terça-feira, no Acre.
EXPLICANDO O FENÔMENO
Quando o dia está muito quente e úmido, o ar sobe rapidamente, carregando umidade, e atinge alturas extremas. Lá em cima, o vapor de água acaba congelando e formando “pedrinhas” de gelo, que, após adquirirem um tamanho razoável, começam a cair. Na queda, outras gotículas “grudam” e congelam nas “pedrinhas” originais formando “bolinhas” maiores que atingem o solo na forma de granizo.
CONCLUSÃO
Portanto, nada de espanto! O granizo é um fenômeno natural e que ocorre, principalmente, em dias muito quentes e úmidos, porém, em áreas muito pequenas, o que dificulta a visualização pela maioria das pessoas.
É semelhante a visualização de meteoros: Ocorrem a todo instante, mas quase nunca os vemos rasgando o céu com seu traço luminoso, pois não ficamos olhando para cima o tempo todo.
O TEMPO AQUI RESPONDE E EXPLICA
Se você quer alguma explicação sobre tempo ou clima é só perguntar que O Tempo Aqui responde. Participe.