Recorde de baixa umidade do ar, em Rio Branco, nesta segunda-feira: Apenas 25%, às 15 horas. Temperatura atingiu 34ºC.
ago 18
15h 30min
A capital do Acre registrou, entre 14 e 15 horas desta segunda-feira, dia 18 da agosto, a mais baixa umidade do ar deste ano, até o momento. Na estação meteorológica do aeroporto, o valor era de, apenas, 25% de umidade relativa do ar, com temperatura de 34ºC.
Uma intensa massa de ar seco deixa a umidade bastante baixa, no Acre, no sul, no sudeste e no sudoeste do Amazonas, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, em toda a Bolívia e na maior parte do Peru.
Rio Branco atingiu valores menores do que Brasília, nesta segunda-feira. Na capital nacional, o menor valor registrado, no aeroporto, foi 27%. Até a cidade de Manaus, que é caracterizada pela alta umidade do ar, registrou, nesta tarde, apenas, 37%. Em Belém, não chove há dias e a umidade do ar, também, está baixa em relação à média climatológica.
No Acre, o menor registro coube à capital acreana. A segunda menor umidade, no estado, foi registrada em Brasileia, com 30%.
A tendência é de que a umidade diminua ainda mais, no Acre e nas regiões vizinhas, nos próximos dias, podendo atingir valores de até 20%, ou menos, no leste e no sudeste do Acre.
Confira as menores umidades do ar, em ordem crescente, registradas na tarde desta segunda-feira, 18 de agosto, em algumas cidades:
– Goiânia e Cuiabá, com 22%;
– Rio Branco, com 25%;
– Brasileia, com 30%;
– Brasília e Porto Velho, com 27%;
– Manaus, com 37%;
– Cruzeiro do Sul, com 47%;
– Tarauacá, com 50%.