Frente fria forte não é o mesmo que frio intenso! Pergunte que O Tempo Aqui responde.
ago 14
13h 10min
Tendo em vista as inúmeras perguntas feitas, O Tempo Aqui, a partir de agora, passará a respondê-las e a explicar os fenômenos que nos forem solicitados.
A primeira explicação trata-se da diferença entre “frente fria forte” e “frio intenso”, pergunta feita por vários internautas.
Frente fria é o primeiro avanço do ar – podendo ser até quente, inicialmente – que é impulsionado por um centro de alta pressão atmosférica que tem, sempre, temperatura inferior em relação àquela região para onde o vento se desloca. São os ventos de contato com o ar mais quente que está na sua dianteira.
Nem sempre uma frente fria é seguida por frio intenso.
Quando dizemos que uma frente fria é forte é porque ela avança com muita força, ou seja, com ventos fortes. Entretanto, o frio que vem na retaguarda pode ser de pequena intensidade.
Assim, uma frente fria pode ser forte, mas o frio que vem em seguida, fraco. O contrário, também, ocorre, pois uma frente fria pode ser fraca, mas o ar gelado que vem atrás poderá fazer a temperatura cair bastante, mesmo com pouco vento.
Foi o que aconteceu com a chegada da última frente fria, em Rio Branco, no dia 13 de agosto. A frente fria foi forte, com ventos acima de 50km/h, mas o frio foi moderado, com a temperatura caindo para, apenas, 15ºC.
Você quer esclarecer ou ouvir uma resposta adequada sobre o tempo e o clima? É só escrever uma mensagem para O Tempo Aqui. Preencha os campos que estão nesta página.