Frente fria de forte intensidade chega durante a tarde ou no início da noite desta quarta-feira e poderá provocar ventos intensos, chuvas generalizadas, raios, trovoadas e, eventual, queda de granizo no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas
ago 12
15h 10min
Uma forte frente fria chegará ao Acre, durante a tarde ou no início da noite desta quarta-feira, dia 13 de agosto, no leste e no sudeste do Acre.
A altíssima pressão atmosférica que, na manhã desta terça-feira, já estava em formação, no centro da Argentina, vai impulsionar, com muita força, em direção ao Acre, os ventos gelados que tiveram origem na região polar da Antártida.
Devido à intensidade com que esses ventos começaram a se deslocar naquele país, as cidades de Rio Branco, Brasileia e proximidades deverão receber fortes rajadas, com velocidades superiores a 50km/h, em alguns pontos mais altos.
Repentinamente, os ventos mudarão de direção e passarão a soprar de sudeste e, assim, permanecerão durante toda a noite e boa parte da quinta-feira.
As condições atmosféricas estarão, também, altamente favoráveis à ocorrência de chuvas generalizadas, com raios, trovoadas e, eventual, queda de granizo, em alguns pontos isolados.
A temperatura cai rapidamente e, por volta das 23 horas, em Rio Branco e em Brasileia, deverá oscilar entre 15 e 17ºC e, ao amanhecer de quinta-feira, poderá atingir mínimas entre 13 e 15ºC. Entretanto, devido aos fortes ventos, a sensação térmica – aquela que o nosso corpo sente, se exposto a esses ventos – será bem inferior, ou seja, abaixo de 8ºC, em alguns momentos.
Na quinta-feira, durante todo o dia, a temperatura não aumenta muito e a máxima deverá ficar abaixo de 22ºC, com sensação bem inferior, na capital acreana.
Nas regiões de Feijõ e de Tarauacá, a frente fria chegará durante a noite e, em Cruzeiro do Sul, na quinta-feira, durante o dia, porém, com menos intensidade do que na capital. No Juruá, a mínima, ao amanhecer de sexta-feira, deverá oscilar entre 17 e 19ºC.
A frente fria, também, atingirá a maioria dos municípios de Rondônia, do sul e do sudoeste de Mato Grosso, o sul e o sudoeste do Amazonas, a região de planície da Bolívia (Trinidad, Robore, Riberalta e Cobija) e o sudeste e o centro da selva do Peru (Porto Maldonado e Pucalpa).
Na capital acreana e em Brasileia, a temperatura, ainda, estará baixa, no início da sexta-feira, e deverá osiclar entre 13 e 15ºC, mas, a partir da tarde, o frio começa a se dissipar, dando lugar a uma intensa massa de ar seco, que deixará os dias subsequentes com muito sol e alta radiação ultravioleta.
O Tempo Aqui divulgará, por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feira, dia 13, informações atualizadas sobre o deslocamente e a hora mais precisa da chegada dessa onda de frio.