Frente fria chega ao Acre, na tarde desta quarta-feira, com fortes ventanias, e provocará queda brusca na temperatura

ago 11

16h 50min

Mais uma frente fria chega ao Acre, na tarde desta quarta-feira, dia 13 de agosto, com fortes rajadas de vento de sudeste.
Um centro de alta pressão atmosférica começa a se formar no centro da Argentina. Assim, o ar gelado, que vem da região da Antártida, será impulsionado com muita força na direção do Acre.
Nas primeiras horas da tarde desta sexta-feira, esses ventos atingirão, repentinamente, o leste e o sudeste acreano – onde se localizam Rio Branco e Brasileia – com fortíssimas rajadas, que poderão ultrapassar 50km/h, em alguns pontos.
Mais uma vez, o choque dessa massa de ar frio, de origem polar, com o ar quente e úmido que está sobre a região, deverá provocar temporais. Em alguns municípios, inclusive, na capital acreana, as chuvas poderão ser fortes, acompanhadas de ventanias, raios e, eventual, queda de granizo, como ocorreu durante a chegada da última frente fria, na sexta-feira passada.
Assim que essa frente fria chegar, uma massa de ar frio, de origem polar, irá penetrar no estado e declinar bruscamente a temperatura, principalmente, nos municípios de Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e proximidades.
Ao anoitecer de quarta-feira, o frio já estará presente, com muito vento, e ao amanhecer de quinta-feira, a temperatura, em Rio Branco e em Brasileia, vai oscilar entre 14 e 16ºC. Durante toda a quinta-feira, os ventos de sudeste vão continuar soprando com fortes rajadas e a temperatura, mesmo durante o dia, deverá ficar abaixo de 22ºC, com sensação térmica bem inferior.
Na sexta-feira, dia 15, o dia começa com temperaturas variando entre 13 e 15ºC, no leste e no sudeste do estado, mas o ar frio já começará a se dissipar, a partir da tarde.
As regiões de Tarauacá e do vale do Juruá, também, serão atingidas pela frente fria, porém, com menor intensidade do que na capital. Em Cruzeiro do Sul, as mínimas ficarão situadas entre 17 e 19ºC.
Entretanto, deve-se ficar atento com os fortes ventos que atingirão o estado na quarta-feira, pois, em alguns pontos, poderão ocorrer sérios transtornos à população, com possíveis quedas de galhos e árvores e destelhamento de residências.
Essa frente fria, com ventos fortes, também, atingirá Rondônia, principalmente, os municípios de Guajará-Mirim, Costa Marques, Jaru, Cacoal, Ariquemes e proximidades. Além dessas áreas, o oeste de Mato Grosso (Pantanal e Cuiabá), o sul e o sudoeste do Amazonas (Boca do Acre, Envira, Eirunepé e Ipixuna), toda a região de planície da Bolívia (Trinidad, Riberalta e Cobija) e a selva do Peru (Porto Maldonado e Pucalpa) estarão no caminho desses ventos intensos e terão queda brusca da temperatura, além da alta probabilidade de fortes temporais, com chuvas, raios e ventanias.
O Tempo Aqui divulgará, nesta terça-feira, no seu boletim das 16 horas, as possíveis alterações na intensidade e no horário da chegada desses ventos e a posterior queda da temperatura.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *