Frente fria chegou em Rio Branco e em Brasileia, exatamente, no horário previsto. Nas próximas horas, uma forte massa de ar frio fará as temperaturas despencarem, no Acre.
ago 14
Exatamente como o O Tempo Aqui previu, entre 9 e 11 horas da manhã desta quarta-feira, ventos fortes de sudeste anunciariam mais uma friagem, inicialmente, em Rio Branco e Brasileia, e, depois, em todo o Acre.
As primeiras rajadas de vento começaram, às 9h 30min, com velocidades acima de 55 km/h, registradas pelas estações menteorológicas da capital e de Brasileia.
Uma intensa massa de ar frio, de origem polar, começa a se instalar, no leste e no sudeste do estado. Em Brasileia, a temperatura caiu 2 graus, em poucos minutos, e, às 11 hroas, os termômetros marcavam cerca de20ºC. Em Assis Brasil, a manhã esteve totalmente nublada, com chuvas leves, em alguns pontos do município, com a temperatura, também, declinando rapidamente.
Em Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Manuel Urbano, Jordão e Santa Rosa do Purus, a frente fria chegará, durante a tarde, e, em Cruzeiro do Sul e nos demais municípios do vale do Juruá, os ventos fortes começarão a soprar durante a noite.
As condições atmosféricas estarão favoráveis à ocorrência de temporais, com raios e ventanias, no centro e no vale do Juruá.
Na capital acreana e em Brasileia, a noite será gelada e a quinta-feira começará com temperaturas entre 10 e 13ºC. No entanto, a sensação térmica, desde que a pessoa esteja exposta aos fortes ventos, será inferior a 5ºC.
Durante a quinta-feira, os ventos de sudeste vão continuar soprando, com menor intensidade, e o dia terá temperatura bastante agradável, ou seja, abaixo de 25ºC, mesmo que o sol apareça. Ao amanhecer de sexta-feira, já com pouco vento, os termômetros estarão marcando entre 9 e 12ºC, no leste e no sudeste do Acre, e entre 13 e 15ºC, nos municípios do centro e do vale do Juruá.
Nos próximos dias, a umidade do ar estará muito baixa e assumirá valores críticos, ou seja, abaixo de 30%, na parte da tarde. A radiação ultravioleta, também, terá valores extremos.
Portanto, é importante que a população tome as devidas providèncias para evitar desidratação e excesso de exposição ao sol.
O Tempo Aqui estará informando, a todo instante, as alterações no comportamento da atmosfera.