Fumaça em Rio Branco vem da Bolívia, sim!
set 03
Ventos que sopram da Bolívia, por ocasião das incursões de ar polar, trazem fumaça para Rio Branco
Na quinta-feira, dia 5, outra onda polar trará mais fumaça ao Acre, mesmo com chuvas
O Brasil deve cobrar da Bolívia explicações e indenizações pelos prejuízos aos acreanos
Quase toda a fumaça que encobre Rio Branco vem da Bolívia
Não é preciso ser um cientista para saber que a fumaça e a poeira são transportadas pelo vento. Nunca alguém viu fumaça se deslocando contra o vento!
Assim, voltamos a afirmar que quase toda a fumaça que encobre Rio Branco, nestes primeiros dias de setembro de 2024, é originária das queimadas em territória da Bolívia. Não somente as imagens de satélite nos mostram, sem sombra de dúvidas, o deslocamento de enorme massa de ar esfumaçado vindo do país vizinho na direção de Rio Branco e da maior parte do Acre, mas, também, o próprio vento que de lá sopra, não só em superfície, mas, também, em média altitude, ou seja, até o máximo de altura que a fumaça pode subir.
Na última sexta-feira, dia 30 de agosto, já havíamos publicado sobre a vinda desta fumaça, que atingiria a capital acreana a partir do último domingo, por ocasião da incursão de ar polar, que sopra da direção sudeste, exatamente onde estão as maiores queimadas na Bolívia.
Sempre, sem exceção, há mais de 25 anos, quando ocorrem as queimadas, avisamos a chegada de ar polar e a consequente invasão de fumaça, cuja origem é a Bolívia.
Assim, na próxima quinta-feira, dia 5 de setembro, outra onda polar fraca chegará ao Acre, trazendo mais fumaça das queimadas em terras bolivianas.
Basta os ventos passarem a soprar da direção norte ou noroeste, ou seja, do Amazonas e do interior do Acre, que a fumaça, em Rio Branco, começa a diminuir.
Nesta quinta-feira, deverão ocorrer chuvas na maioria dos municípios do Acre, porém, não acabarão com a fumaça, que não tem origem no estado, mas em região da Bolívia que não terá chuvas.
Cabe aos nossos parlamentares solicitar ao Governo do Brasil explicações e cobrança de indenizações junto ao Governo da Bolívia sobre a fumaça que tanto prejuízo causa à saúde dos acreanos. É o Direito Internacional que dever ser colocado em prática pelo Brasil.
Nesse caso, estamos nos referindo especificamente ao problema no Acre. Nos outros estados do Brasil, o problema da fumaça é causado pelas queimadas nesses estados, que também devem ser responsabilizados.