Alerta de extrema baixa umidade e intensa fumaça esta semana
ago 26
A semana no Acre será com dias ensolarados, baixíssima umidade, noites frias e intensa fumaça vinda da Bolívia
Umidade do ar pode ficar abaixo de 20%, caracterizando o estado de alerta!
Calor será intenso no fim de semana, com possibilidade de novos recordes!
Fumaça originária das queimadas na Bolívia vai aumentar muito nos próximos dias!
Semana será com péssimas condições atmosféricas para a saúde
A intensa incursão de ar frio, de origem polar, que começou no último domingo, vai deixar as condições atmosféricas péssimas para a saúde humana.
A umidade relatava do ar mínima, na parte da tarde, atingirá percentuais muito baixos, ficando diariamente, em média, entre 21 e 30%, na maioria dos municípios, ou seja, caracterizando o estado de atenção para a saúde humana. Em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Feijó e municípios próximos poderão ser registrados percentuais entre 15 e 20%, caracterizando o estado de alerta.
No entanto, a maior gravidade para a saúde estará na intensa fumaça, originária das queimadas na Bolívia, trazida para o Acre pelos ventos que sopram da direção sudeste, pelo menos até a próxima sexta-feira, quando mudarão de direção, passando a soprar do norte e, assim, devolvendo essa fumaça para o território boliviano.
A partir de sexta-feira, dia 30, uma intensa massa de ar quente irá pairar sobre o Acre e áreas vizinhas, podendo estabelecer novos recordes de calor, que, até o momento, neste ano, no estado, foram de 39,2ºC, em Tarauacá, no último dia 23, e, em Rio Branco, 38,6ºC, também no dia 23.
Portanto, será o tempo firme, sem chuvas, com muito sol e noites amenas, que irá predominar esta semana no Acre. As chuvas poderão ocorrer, de forma pontual e passageira, somente a partir do próximo sábado.