Ventos intensos, frio polar e baixíssima umidade do ar no Acre

ago 23


Onda polar chega ao Acre no domingo com ventos intensos!


Onda de frio polar chega no domingo, com ventos intensos!

      Mais uma onda polar chega ao Acre neste domingo (25/8/2024), com ventos intensos, cujas rajadas, em alguns pontos, podem passar de 50km/h. Esta já é a décima quarta onda polar do ano, provocando a oitava friagem de 2024.

      Antes, no sábado, o calor intenso vai predominar, com possibilidade de novos recordes de calor do ano. As chuvas, de forma pontual, poderão ocorrer neste sábado e no domingo, com média probabilidade de serem fortes e acompanhadas de raios, a qualquer hora, principalmente a partir da tarde e na noite para o domingo, no leste e sul do Acre, e durante o domingo, no vale do Juruá.

      Será uma forte onda de frio polar, mas não em relação à queda da temperatura, mas aos ventos intensos e à abrangência, pois será sentida em todo o Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás (centro, sul e oeste), Amazonas (centro, sudeste, sul, sudoeste e oeste), Bolívia (planícies) e Peru (região de selva), além de vários outros estados brasileiros.

      As menores temperaturas, que serão registradas ao amanhecer de segunda-feira e de terça-feira, deverão oscilar entre 13 e 16ºC, em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e municípios vizinhos, e entre 17 e 20ºC, em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e em todo o vale do Juruá.

      Alertamos, no entanto, para a extrema baixa umidade do ar, que poderá ficar entre 15 e 25%, a partir deste domingo e que deverá durar por vários dias consecutivos. É bom lembrar que, segundo a Organização Mundial de Saúde, é caracterizado o estado de atenção para a saúde humana quando a umidade ficar entre 21 e 30%, e estado de alerta, se ficar situada entre 12 e 20%. Até o momento, a menor umidade relativa do ar no Acre, neste ano, foi 20%, registrada em Rio Branco, no último dia 13 de agosto.

      A partir de segunda-feira, o tempo seco e ensolarado, vai predominar por vários dias no Acre.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *