Agosto, o mês mais seco, no Acre, é, também, o mais prejudicado pela fumaça das queimadas que vem, principalmente, de países e estados vizinhos. Frentes frias são esperadas para este mês. Saiba como é o clima, no estado, e as perspectivas meteorológicas para este mês.

jul 31

17h 45min

Agosto é o mês mais seco e com o menor índice de chuvas, em Rio Branco e na maior parte do Acre. Segundo a média climatológica, chove, apenas, 40,4mm, na capital acreana. Mas poderão, excepcionalmente, ocorrer chuvas moderadas como foi o caso do dia 23 de agosto de 1975, quando choveu 37mm em menos de 24 horas.
Também, foi neste mês, deste mesmo ano de 1975, que, no dia 19, foi registrada a menor temperatura, até hoje, em Rio Branco, com mínima de, apenas, 5,9ºC.
Em agosto, a média das mínimas, na capital acreana, é 19,2ºC, enquanto a média das máximas é 32,6ºC.
A maior temperatura registrada, em Rio Branco, neste mês, até agora, foi 37,6ºC, ocorrida no dia 26, no ano de 1987.
Neste ano de 2014, O Tempo Aqui está projetando em torno de três frentes fria, no estado. Destas, pelo menos uma, terá intensidade forte ou, no mínimo, moderada, com temperaturas que poderão variar entre 10 e 13ºC.
Na segunda quinzena, principalmente, no final do mês, as condições atmosféricas começam a apresentar sinais de aproximação de fortes temporais, com raios e ventanias sem que, no entanto, ocorram chuvas muito fortes.
É, também, infelizmente, o mês em que as queimadas começam a se intensificar, principalmente, em território da Bolívia, cujos ventos, ao soprarem daquele país vizinho, trazem muita fumaça para o Acre, deixando, principalmente, a capital acreana, com muita poluição que traz sérios problemas de saúde. A situação será tanto mais grave, quanto mais ventos de sudeste soprarem, como consequência da chegada de frentes frias.
Durante os dias mais quentes, a temperatura vai oscilar entre 34 e 36ºC, mas, à noite, e, principalmente, ao amanhecer, as temperaturas, em geral, estarão agradáveis, com valores médios entre 16 e 18ºC, na maioria das vezes, mas haverá ocasiões em que a noite será muito quente.
O Tempo Aqui estará, sempre, monitorando toda a atmosfera e, a qualquer momento, informará as condições do tempo que deverão predominar, no Acre e nos estados e países próximos.

Observe no mapa elaborado pelo INMET, a distribuição de chuvas, em todo o Brasil, no mês de agosto. As cores marrons indicam escassez de chuvas, enquanto as cores azuis, muita chuva.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *