Rondônia poderá ver, no início da noite desta quinta-feira, a olho nu, a Estação Espacial Internacional passando por cima de várias cidades. É o maior veículo espacial feito pelo homem. Não perca.

jul 31

15h 40min

Toda a população dos municípios situados no centro e no sul de Rondônia poderá ver a Estação Espacial Orbital Internacional passando sobre essa região, nos primeiros minutos da noite desta quinta-feira, dia 31 de julho. Trata-se do maior satélite feito pelo homem e que dá uma volta em torno da Terra a cada 92 minutos. Com alguns astronautas em seu interior, a estação tem mais de 100m de comprimento e poderá ser vista, a olho nu, por qualquer pessoa, entre 18h 42min e 18h 51min, no horário de Porto Velho. Foi nesta estação espacial que, pela primeira vez, um astronauta brasileiro fez parte da equipe, lá em cima. Foi o astronauta Marcos Pontes que levou a bandeira do Brasil até a estação.
Para quem mora em Ji-Paraná, a estação apontará no horizonte sudoeste, exatamente, às 18h 42min e desaparecerá no horizonte nordeste, às 18h 51min. Estará passando em cima da cidade de Ji-Paraná, às 18h 46min.
Mas atenção: serão, apenas, 9 minutos entre o surgimente e o desaparecimento no horizonte rondoniense, sendo que a boa visibilidade durará cerca de 2 minutos somente.
No céu de Ji-Paraná, a estação será vista como uma estrela gigante, muito brilhante, movendo-se rapidamente da direção sudoeste para a direção nordeste.
O céu deverá estar com poucas nuvens e, portanto, a visualização será totalmente possível, a olho nu, pelos moradores de Ji-Paraná, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Costa Marques, Jaru, Vilhena e demais municípios próximos a estes.
A Estação Espacial Internacional, com astronautas em seu interior, estará passando sobre Ji-Paraná, com velocidade de 27.500km/h, a uma altura de 418km.
Portanto, não perca esta oportunidade de poder ver a passagem sobre o centro e o sul de Rondônia do maior veículo espacial feito pelo homem. O Tempo Aqui convida todos para estarem ali, na ponte sobre o rio Machado, ou na beira do rio, em Ji-Paraná, para observarem a passagem do maior satélite feito pelo homem.
Cuidado com o horário, pois a passagem ocorrerá entre 18h 42min e 18h 51min, em Ji-Paraná. Nos demais municípios, a diferença de horário será de cerca de 2 minutos para menos ou 2 minutos para mais.
Você que viu a passagem da estação mande uma mensagem através do nosso portal clicando abaixo e informando seu nome e o local de onde pôde vê-la. Caso permita, O Tempo Aqui divulgará seu nome no portal.
Ontem, quarta-feira, os moradores da capital do Acre e das cidades vizinhas puderam ver a estação espacial passando exatamente no horário previsto e anunciado pelo nosso portal.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *