Frio intenso no Acre!

maio 20


Ventos fortes

Prepare os agasalhos!


Semana com as quatro estações do ano!

      Agora, sim! Prepare os agasalho! Com já vínhamos informando desde a semana passada, antes do fim de maio, deveria chegar ao Acre mais uma onda de frio polar.

      No próximo fim de semana, a partir de sexta-feira, dia 24 de maio, a quinta onda polar do ano chega ao estado, provocando a terceira friagem de 2024.

      Essa será a mais forte, duradoura e abrangente onda de frio deste ano, até o momento, esfriando todo o Acre, Rondônia, sul e oeste do Amazonas, maior parte de Mato Grosso, centro, sul e sudoeste de Goiás, planícies da Bolívia e região de selva do Peru, além de todo o sul do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e boa  parte de Minas Gerais. Os ventos dessa onda polar chegarão até a cidade de Manaus, mas sem causar queda significativa da temperatura naquela cidade.

      Novos recordes de frio serão registrados no Acre, com mínimas entre 12 e 15ºC, em Rio Branco e todo o vale do rio Acre, entre 15 e 18ºC, em Cruzeiro do Sul e todo o vale do Juruá, e entre 14 e 17ºC, na região amazonense de Boca do Acre.

      No entanto, essa massa de ar frio não será mais forte do que a do ano anterior, em 2023, quando foram registradas temperaturas de 9ºC, com nove dias de frio moderado, na capital do Acre.

      Durante esta semana, o tempo bom e seco, com sol e nuvens, vai predominar até quinta-feira, com dias quentes, porém, com noites  amenas nos primeiros dias. Já a partir de quinta-feira, poderão ocorrer chuvas pontuais, mas, na sexta-feira, será alta a probabilidade de chuvas fortes, com temporais, raios e ventanias.

      Assim, os acreanos terão, mais uma vez, as quatro estações do ano em poucos dias.

Prepare os agasalhos!

      A queda brusca e acentuada da temperatura neste fim de semana poderá provocar sérios transtornos à população menos favorecida com agasalhos.

      Portanto, não será por falta de aviso que o frio vai chegar ao Acre e durar vários dias. Assim, prepare os agasalhos e acolha alguém que esteja em condições desfavoráveis, principalmente as crianças, os idosos e os moradores de rua.

      Estaremos monitorando, todos os dias, a formação e deslocamento dessa forte onda polar.

      Portanto, acompanha, diariamente, nossas atualizações, pois poderão ocorrer alterações para mais ou para menos na intensidade dessa massa de frio que atingirá a Amazônia Ocidental.

468 ad

4 comments

  1. Ley Maffi /

    Friale, quando teremos um frio de verdade, como nos anos de 2009, 2010? naquela época era frio de lascar.

    • O frio mais intenso registrado em Rio Branco, nos últimos 12 anos, ocorreu em 2013, quando fez 7°C, no dias 23, 24 e 25 de julho. A sensação era abaixo de zero e foi a capital e o estado mais de todo o Brasil, naqueles dias! No ano passado, em 2023, Rio Branco registrou 9°C no dia 13 de junho, e foram nove dias de frio, com a capital acreana, mais uma vez, sendo a mais fria do Brasil.

  2. Ley Maffi /

    Quando era criança, tinha que ir pra beira do fogão à lenha pra se esquentar, isso em 1998, 99. Essas friagens nunca mais se repetiram.

    • O clima é cíclico: a cada, aproximadamente, 60 anos, passamos por um período mais quente e um período mais frio. Tuco indica que já estamos entrando, novamente, num período mais frio! Nos próximos dias, o Acre terá frio intenso e duradouro!

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *