Abril: chuvas diminuem em todo o Acre

mar 31


Chuvas diminuem em abril, mas ainda chove muito no Acre

Conheça o clima em abril e saiba qual a tendência do tempo para este mês em 2024


O CLIMA EM ABRIL

      O mês de abril é caracterizado pela diminuição das chuvas em todo o Acre, porém, ainda chove muito, com alta probabilidade de temporais em alguns dias. Esta diminuição das chuvas é causada pela incursão de fracas massas de ar polar, o que deixa o ar com menos umidade.

      Em abril pode ocorrer diminuição brusca da temperatura, provocada pela chegada de ondas polares, principalmente na segunda quinzena do mês. As menores temperaturas registradas neste mês foram 10,4ºC, em Rio Branco, 14,1ºC, em Epitaciolândia, e 16,6ºC, em Tarauacá. As temperaturas mínimas médias, entretanto, oscilam entre 19 e 22ºC e as máximas entre 29 e 32ºC, no leste e no sul do estado, enquanto, no vale do Juruá, as mínimas variam entre 21 e 24ºC e as máximas, entre 31 e 34ºC

      A chuva mais intensa registrada num período de apenas 24 horas, em abril, foi no ano de 1987, no dia 3, com 140,8mm, em Cruzeiro do Sul. Já, em Rio Branco, o maior  acumulado pluviométrico, ocorrido neste mês foi 129,2mm, registrado no ano de 1985, no dia 19.

      O número de dias com chuva acima ou igual a 1,0mm, em Rio Branco, cai de 17, em março, para 13, em abril. Em Cruzeiro do Sul, cai de 18 para 15 dias e, em Tarauacá, de 19 para 15 dias com chuva.

      Confira, na tabela, a média de chuvas em abril, na capital, em Cruzeiro do Sul, em Tarauacá e em Epitaciolândia, comparando-a com o mês anterior:

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia

      Observe que as chuvas diminuem em todas as cidades da tabela, mas, ainda continuam intensas. A maior redução ocorre em Tarauacá.

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA ABRIL DE 2024

      Analisando-se as condições atmosféricas e oceânicas atuais, em 31 de março, projetamos chuvas e temperatura aproximadamente dentro da média climatológica para o mês de abril de 2024. As chuvas poderão oscilar entre 20% abaixo e 20% acima da média.

      É alta a probabilidade de incursão de ar frio polar de intensidade fraca ou moderada, derrubando a temperatura mínima para menos de 19ºC, porém, acima de 12ºC, caracterizando, embora fraca, a primeira friagem do ano.

      Quando da chegada da onda polar, poderão ocorre temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d