ALERTA: Frente fria avança rapidamente em direção ao Acre. Fortes ventanias e queda acentuada da temperatura estão confirmadas para a noite desta quinta-feira. Ventos intensos poderão causar transtornos em alguns pontos.

jul 24

14h 45min

A frente fria, que avança rapidamente em direção do Acre, perdeu forças, mas, mesmo assim, chegará provocando mudança radical no tempo, em todo o estado.
O Tempo Aqui adverte para a ocorrência de fortes ventanias, nas primeiras horas da noite desta quinta-feira, dia 24 de julho, nos municípios do leste e do sudeste do Acre, entre eles, Rio Branco, Brasileia, Xapuri, Assis Brasil, Sena Madureira e Plácido de Castro.
A frente fria que, neste momento, às 14h 30min, já atinge o norte da Bolívia, deslocar-se-á para o leste e o sudeste acreano, criando condições favoráveis para a formação de fortes rajadas de vento, com velocidades que poderão ultrapassar 50km/h, nos pontos mais altos. Não se descarta a possibilidade de ocorrerem chuvas, com trovoadas, em alguns municípios.
A previsão feita por O Tempo Aqui é de que os ventos mais fortes, em Rio Branco, ocorrerão entre 20 e 23 horas desta quinta-feira. Em Feijó e Tarauacá, esses ventos ocorrerão, na manhã de sexta-feira, e, em Cruzeiros do Sul, na parte da tarde, podendo provocar fortes temporais, em algumas áreas.
O Tempo Aqui alerta, ainda, que os ventos poderão ser de grande intensidade, com potencial para causar danos, como queda de galhos e árvores e destelhamento de casas e outras construções.
Logo após, a chegada dessa forte frente fria, haverá incursão de uma imensa massa de ar frio, de origem polar, que fará a temperatura cair brusca e acentuadamente, na capital acreana, em Brasileia, em Sena Madureira, em Feijó e nos municípios próximos.
Ao amanhecer de sexta-feira, a temperatura vai oscilar entre 10 e 13ºC, em Rio Branco e Brasileia. Nas cidades do centro do estado e do vale do Juruá, a temperatura cairá bastante, a partir da noite de sexta-feira para sábado, com mínimas entre 15 e 17ºC.
No entanto, é bom lembrar, que, devido aos fortes ventos, a sensação térmica – aquela que o corpo sente, se exposto a esses ventos – ficará abaixo de 8ºC, em alguns momentos.
Durante todo o dia desta sexta-feira, 25 de julho, a temperatura, no leste e no sudeste do estado, vai ficar abaixo de 19ºC, podendo garoar, a qualquer momento, e, durante a noite, voltará a cair, ficando entre 11 e 14ºC, ao amanhecer de sábado, na capital acreana e em Brasileia.

Queda da temperatura, também, ocorrerá, no sul e no sudoeste do Amazonas (Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Itamarati, Envira, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Benjamim Constant e Tabatinga) e em Rondônia, principalmente, nas cidades de Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena.

Quanto ao estado de Mato Grosso, a queda acentuada de temperatura já está ocorrendo, em especial, na região de Cuiabá e no Pantanal. A partir de sexta-feira, a temperatura cairá brusca e intensamente, no sul e no sudoeste de Goiás (Rio Verde, Mineiros e Itumbiara).

Toda a região de selva do Peru, em especial, a região de Madre de Dios, onde fica a cidade de Porto Maldonado, terá, da mesma forma, queda brusca e acentuada da temperatua.

Nas planícies da Bolívia, a chegada do frio já ocorreu, durante todo o dia desta quinta-feira, à exceção das regiões de Riberalta e Cobija, que serão tomadas pela frente fria, no início da noite desta quinta-feira.

O Tempo Aqui acompanhará a incursão dessa massa de ar polar na Amazônia Ocidental e informará qualquer alteração no comportamento da atmosfera.

468 ad

Um comentário

  1. aldeir /

    gostaria de saber quando vai chegar na regiao de manaus

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *