Mudança radical do tempo, nesta quinta-feira, no Acre: Calor abafado, durante o dia, fortes ventanias e possibilidade de chuvas, no final da tarde, e frio intenso, durante a noite.
jul 23
15h 10min
A chegada de uma forte frente fria muda radicalmente o tempo em todo o Acre e regiões vizinhas.
Nesta quinta-feira, 24 de julho, o sol e o calor abafado vão predominar, durante o dia, no Acre. Há possibilidade de chuvas, com trovoadas, em vários municípios do estado. No final da tarde ou no início da noite, uma forte frente fria atingirá Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sudeste acreano. Ventos com rajadas que poderão superar 50km/h, nos pontos mais altos, causarão transtornos, em alguns momentos e algumas áreas. Logo em seguida, uma intensa massa de ar frio, de origem polar, vai fazer a temperatura cair brusca e acentuadamente, na capital acreana e nas cidades próximas.
A umidade do ar, no início da tarde, estará moderada, com valores mínimos entre 45 e 55%, na maior parte do estado.
Os ventos, durante o dia, estarão soprado de noroeste, com intensidade fraca. A partir do final da tarde, repentinamente, mudarão de direção e passarão a soprar de sudeste, com fortes rajadas.
A temperatura, no início do dia, vai oscilar entre 19 e 22ºC, enquanto a máxima, à tarde, ficará situada entre 32 e 34ºC, em todo o estado. No entanto, a partir da noite, cai acentuadamente e, por volta das 23 horas, estará oscilando entre 15 e 18ºC, em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. Ao amanhecer de sexta-feira, os termômetros registrarão valores entre 10 e 13ºC, na capital e em Brasileia.
RONDÔNIA
A chegada de uma forte frente fria muda radicalmente o tempo, com possibilidade de chuvas, na maioria dos municípios. A temperatura cai brusca e acentuadamente, em Vilhena, Costa Marques e Guajará-Mirim, a partir da tarde. Em Porto Velho, a mínima varia entre 21 e 23ºC e a máxima entre 32 e 34ºC. Em Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena, a mínima oscila entre 13 e 15ºC, por volta das 23 horas.
AMAZONAS
Tempo quente e abafado, com possibilidade de chuvas passageiras, à tarde, em alguns pontos, principalmente, nas regiões de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Tefé. A região de Boca do Acre será atingida por uma forte frente fria, a partir da noite, com queda acentuada da temperatura. Em Manaus, a temperatura mínima varia entre 23 e 25ºC e a máxima, entre 33 e 35ºC.
DISTRITO FEDERAL
Tempo bom, com sol por entre nuvens, vai predominar, em todo o Distrito Federal. Não chove. A umidade do ar continua muito baixa e a temperatura mínima varia entre 14 e 16ºC e a máxima, entre 27 e 29ºC.
GOIÁS
A chegada de uma frente fria muda o tempo no sul e no sudoeste goiano, com possibilidade de chuvas, na maioria dos municípios dessa parte do estado. Pode chover rápido, também, na capital. A temperatura mínima, em Goiânia, oscila entre 16 e 18ºC e a máxima entre 30 e 32ºC. Nas regiões de Rio Verde e Mineiros, a temperatura cai bruscamente, a partir da noite e, ao amanhecer de sexta-feira, estará oscilando entre 6 e 9ºC, com muito vento de sudoeste.
MATO GROSSO
A chegada de uma forte frente fria muda radicalmente o tempo, na região de Cuiabá e no Pantanal, com possibilidade de chuvas, na maioria dos municípios dessa parte do estado, onde os ventos do sul estarão intensos, o tempo todo. A temperatura declina rapidamente. No nordeste e no norte matogrossense, o tempo continua bom, com muito sol e calor e baixa probabilidade de chuvas, devido ao tempo seco. Em Cuiabá, a mínima oscila entre 12 e 14ºC e a máxima entre 18 e 20ºC.
PERU
A chegada de uma forte frente fria muda radicalmente o tempo na região de selva. As chuvas poderão ocorrer, principalmente, a partir da tarde, com trovoadas. Ventos fortes atingirão a região de Porto Maldonado, a partir do final da tarde. Em Lima, predomina o tempo nublado, com leve garoa, sendo que a temperatura varia entre a mínima de 16ºC e a máxima de 19ºC. Em Arequipa, o dia será ensolarado, sem nuvens, e a temperatura varia entre 8ºC, ao amanhecer, e 23ºC, à tarde. Na cidade de Puno, o tempo vai estar ensolarado, com mínima de -2ºC e máxima de 16ºC. Em Porto Maldonado, a temperatura cair brusca e acentuadamente e, ao amanhecer de sexta-feira, vai estar oscilando entre 11 e 13ºC, com muito vento.
BOLÍVIA
A chegada de uma forte frente fria deixa o tempo frio, com chuvas e muito ventilado, em toda a região de planície. As chuvas serão mais intensas no sudeste e no leste do país, com possibilidade de temporais. Nas regiões de Cobija e Riberalta, a frente fria chega no final da tarde, com fortes ventanias e possibilidade de temporais, podendo causar sérios transtornos à população. Em La Paz, o tempo estará bom, com sol por entre nuvens, e a temperatura oscila entre a mínima de 2 e a máxima de 18ºC. Em Trinidad, a temperatura varia entre a mínima de 10ºC e a máxima de 14ºC.