Temperatura, no Acre, cai bruscamente, na noite desta quinta-feira, e desaba na noite de domingo. O mais intenso frio do ano e, possivelmente, dos últimos anos, deixará sensação térmica abaixo de zero em algumas cidades do estado.
jul 22
15h 55min
Duas intensas altas pressões atmosféricas, uma no noroeste da Argentina, e outra no centro sul argentino, impulsionarão duas ondas de frio polar, quer chegarão ao Acre e farão a temperatura desabar para valores, possivelmente, abaixo de 10ºC, com sensação inferior a zero, devido aos fortes ventos que estarão soprando.
A primeira incursão de ar frio terá início com a chegada de uma forte frente fria, no final da tarde ou no início da noite desta quinta-feira, dia 24 de julho, quando a temperatura cai bruscamente para valores mínimos entre 12 e 14ºC, em Rio Branco e Brasileia. Esta incursão polar não será muito forte, mas caracterizará uma típica friagem na Amazônia Ocidental.
A segunda incursão será gelada e ocorrerá com a chegada de uma fortíssima frente fria, no final da tarde ou no início da noite de domingo, dia 27 de julho. A posterio entrada de ar frio polar fará a temperatura desabar para valores abaixo de 10ºC, na capital acreana e em Brasileia. No entanto, para quem estiver exposto aos fortes ventos que estarão soprando, a sensação térmica poderá ficar próxima de zero ou, até, chegar a valores negativos.
A cidade de Vilhena, em Rondônia, poderá registrar temperatura de 5ºC, com sensação térmica em torno de 5ºC negativos. Até Porto Velho deverá registrar valores reais em torno de 12ºC, na próxima semana.
A cidade de Manaus deverá sentir o efeito da incursão dessa intensa massa de ar frio. Na capital amazonense, a temperatura mínima deverá ficar entre 17 e 19ºC. Até mesmo a cidade amazonense de São Gabriel da Cachoeira, que é cortada pela Linha do Equador, sentirá um pouco o efeito desse ar polar, na próxima semana.
Na cidade acreana de Cruzeiro do Sul, no extremo oeste do Brasil, os termômetros deverão registrar mínimas entre 12 e 14ºC.
Este será o mais intenso frio do ano e, possivelmente, dos últimos anos, no Acre e nas regiões vizinhas.
CAMPANHA DO AGASALHO DEVE SER URGENTE!
O Tempo Aqui vem alertando desde o último domingo, dia 20 de julho, para a necessidade urgente de se pensar e agir em defesa dos menos favorecidos, como moradores de rua e os que estão nas unidades de acolhimento de idosos e crianças, tendo em vista o frio intenso e duradouro que atingirá o Acre, Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas, grande parte de Mato Grosso e em toda a região de planícies da Bolívia e do Peru.
Não será por falta de avisos. Não serão os termos “surpresa” e “frio inesperado” que justificarão qualquer ausência, de quem quer que seja, em se oferecer agasalhos às pessoas que estão sem condições de adquiri-las.
A temperatura cairá brusca e acentuadamente, a partir da quinta-feira, dia 24 de julho, nesses estados e países relacionados. Mais precisamente, no Acre, a temperatura despencará, na noite de quinta-feira, mas, em Mato Grosso e em Rondônia, será, já, no inicio do dia e durante a tarde. No entanto, a intensidade do frio aumentará muito, a partir da noite de domingo, quando, na segunda-feira e na terça-feira, deverão ocorrer recordes de frio, principalmente, no leste e no sudeste do Acre e em Rondônia, inclusive, em Porto Velho.
Em algumas cidades, como, por exemplo, em Vilhena (Rondônia), a temperatura poderá atingir 5ºC, com sensção térmica em torno de 5ºC negativos, devido aos fortes ventos que estarão soprando, nesses dias.
O Tempo Aqui está acompanhando o desenvolvimento e o percurso dessa massa de ar polar e informará, a qualquer momento, uma possível alteração quanto à intensidade do frio.