Alerta de rápida e acentuada subida do nível do rio Acre

fev 22

Rápida e acentuada subida do nível do rio Acre

      Como previmos, anunciamos e alertamos diariamente, desde o último fim de semana, chuvas intensas ocorreram, desde a última terça-feira (20/2/2024), nas microrregiões acreanas de Rio Branco e Brasileia, com acumulados que superaram 170mm, no alto curso do rio Acre.

      Em Rio Branco, nas últimas 48 horas, ou seja, na terça-feira e na quarta-feira, conforme registros feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 92,0mm, ou seja, um terço da média do mês, que é 298,9mm. No entanto, o acumulado do mês, até esta quinta-feira, é de 193,0mm, ou 64,6% da média de fevereiro, que poderá ser superada nos próximos dias.

      Na última quarta-feira (21/2/2024), Rio Branco foi atingida por ventos de até 59,2km/h, chuvas torrenciais e queda de granizo, cujo registro foi feito pela REDEMET (Rede de Meteorologia da Aeronáutica).

      No alto curso do rio Acre, nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as chuvas superaram 175mm. Chuvas intensas também ocorreram nos vales dos rios Xapuri e Rola.

      Assim, alertamos para a rápida e acentuada subida do nível do rio Acre, em Rio Branco, que, por volta das 15h desta quinta-feira, já estava em 9,65m. Nossos cálculos apontam que, até o fim desta semana, seu nível ficará muito próximo ou, até, passar da cota de alerta que é 13,5m.

      Alertamos, também, para a enorme quantidade de troncos e galhos de árvores (balseiros) que passarão por Rio Branco, podendo ficar retidos nas colunas das pontes da cidade, caso não sejam retirados rapidamente.

      Nossas estimativas são de que as chuvas vão continuar intensas no leste e no sul do Acre até a próxima terça-feira (27/2/2024). No entanto, será entre sábado e segunda-feira que deverá chover muito na capital do estado e no alto curso do rio Acre.

      Portanto, alertamos para a alta probabilidade de ocorrência de sérios transtornos à população neste fim de semana, como inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, deslizamentos de terra, queda de galhos e árvores e acentuada elevação do nível dos rios, podendo transbordar na próxima semana.

468 ad

2 comments

  1. NOGUEIRA /

    E SOBRE UMA ENCHENTE VOCE ACREDITA QUE VAI ACONTECER

    • Olá, Nogueira! Como temos publicado, diariamente, desde o fim do ano de 2023, não há tendência para enchentes de proporções alarmantes em Rio Branco, neste verão, mas não é possível afirmar. No entanto, estamos atentos para alertar a população se houver tendência para uma enchente que possa causar muitos prejuízos.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *