Mais uma onda de frio chega ao Acre, nesta quinta-feira, despencando a temperatura e caracterizando uma friagem típica

jul 21

16h 25min

Mais uma onda de frio atingirá o Acre no início da noite desta quinta-feira, dia 24 de julho.
Como sempre, o frio acreano tem origem na região da Antártida que, ao chegar na Patagônia argentina, é impulsionado por um centro de alta pressão atmosférica até atingir o Acre, através, incialmente, dos municípios de fronteira com a Bolívia.
Desta vez, parece que o frio será o mais intenso do ano, até o momento. Não será, ainda, muito frio, mas será o suficiente para caracterizar uma forte a moderada friagem, principalmente, em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e demais municípios do leste e do sudeste do estado.
Aproximadamente, no final da tarde ou no início da noite desta quinta-feira, dia 24, ventos de sudeste, com rajadas muito fortes, atingirão, repentinamente, a capital acreana, podendo provocar transtornos à população e queda de galhos e árvores, assim como destelhamentos de residências, em alguns pontos.
A temperatura cai brusca e acentuadamente. Ao amanhecer de sexta-feira, os termômetros estarão oscilando entre 13 e 15ºC, em Rio Branco e Brasileia, porém, devido aos fortes ventos, a sensação térmica – para quem estiver exposto a esses ventos – será inferior a 8ºC.
O frio vai continuar durante toda a sexta-feira e o sábado, com muito vento, e máximas que ficarão abaixo de 22ºC. O domingo começa com temperatura baixa, também, mas já com menos vento.
As cidades do centro e do oeste do estado, como Tarauacá e Cruzeiro do Sul, também, sentirão o efeito desta friagem, porém, com menor intensidade do que na capital.
Mais uma vez, O Tempo Aqui reforça a necessidade de se oferecer agasalhos para os menos favorecidos, como os idosos e as crianças dos órgãos de acolhimento e os moradores de rua.
O Tempo Aqui tem avisado com bastante antecedência e não haverá desculpas para se apegar ao termo “surpresa do tempo” ou “frio inesperado”.
O Tempo Aqui adverte, ainda, que, logo em seguida a essa friagem, haverá outra incursão de ar frio polar, muito mais intenso e frio. É altíssima a probabilidade de que o Acre, principalmente, Rio Branco e Brasileia, seja tomado por frio durante, aproximandamente, 10 dias consecutivos, ou seja, até a primeira semana de agosto, com temperaturas reais em torno de 10ºC e sensação térmica próxima ou, até, abaixo de zero.
No entanto, havendo mudanças no comportamente da atmosfera – para mais frio ou para menos frio – informaremos imediatamente.
É urgente, entretanto, que se tomem as devidas providências para atenuar o sofrimento daqueles que não têm agasalhos suficientes para se aquecerem nesse inverno, que promete ser bastante frio, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no sul e no sudoeste do Amazonas e em toda a área de planície da Bolívia e do Peru.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *