Fevereiro: o mês mais úmido e chuvoso no leste e no sul do Acre

jan 31


O menor mês do ano é o mais úmido e chuvoso em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira

Conheça o clima em fevereiro e saiba qual a tendência do tempo para este mês em 2024


O CLIMA EM FEVEREIRO

      Fevereiro é o menor mês do ano, porém, é o mais chuvoso e úmido no leste e no sul do Acre, ou seja, nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. Raramente fica um dia sem chover nesta parte do estado. Observa-se na tabela, que Rio Branco é a cidade do Acre onde chove mais em fevereiro. Não é tão comum, mas, neste mês, pode chover ininterruptamente até 12 horas ou mais, como consequência da incursão de muita umidade, vinda da evaporação das águas superficiais do oceano Atlântico.

      Já, nos vales do Juruá e do Tarauacá, fevereiro é o segundo mês mais chuvoso, pois o primeiro é março.

      Neste mês, em todos os municípios acreanos, a temperatura média das máximas varia entre 29 e 32ºC, porém, em alguns dias, pode chegar a 34ºC, ou não passar de 26ºC. Já, as mínimas variam entre 21 e 24ºC, mas, eventualmente, podem atingir marcas inferiores a 19ºC.

      Em fevereiro, a menor temperatura registrada em fevereiro, nos últimos 50 anos, em Rio Branco, foi 16,0ºC, e, em Tarauacá, 17,2ºC.

      A chuva mais intensa, num período de 24 horas, registrada em Rio Branco, no mês de fevereiro, ocorreu no ano de 2018, no dia 14, com acumulado de 159,2mm, e, em Cruzeiro do Sul, foi no ano de 1971, no dia 17, com 104,0mm.

      No entanto, apesar de ser o mês mais chuvoso, em fevereiro, são raros os temporais, com fortes ventanias, no Acre.

      Na tabela, você encontra a média de chuvas em fevereiro nas principais cidades do Acre, onde há registros oficiais, podendo comparar com o mês anterior:

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA FEVEREIRO DE 2024

      As condições atmosféricas e oceânicas atuais, em 31 de janeiro, estão favoráveis à normalidade do tempo meteorológico, para o mês de fevereiro de 2024, quanto às temperaturas, e um pouco acima da média, quanto às chuvas.

      A tendência, na análise atual, é de que as chuvas fiquem entre 20 e 40% acima da média, neste mês, podendo, em alguns dias, causar transbordamentos de córregos e pequenos igarapés. É possível que ocorram transbordamentos leves de alguns rios maiores do estado.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *