Verão: a estação das chuvas no Acre

dez 21


Em Rio Branco, a menor temperatura registrada no verão, até o momento, foi 14,0ºC

O verão começa no dia 21 de dezembro de 2023, com o dia mais longo do ano e a noite mais curta

Conheça o clim no verão e saiba quais as tendências do tempo para esta estação em 2024


O CLIMA NO VERÃO

      O verão é caracterizado pela maior incidência do Sol e, consequentemente, pela maior evaporação das águas oceânicas, proporcionando uma maior quantidade de nuvens que resultam em dias chuvosos no Acre e na maior parte do Brasil e do hemisfério sul da Terra.

      Neste ano, o verão começa no dia 21 de dezembro, exatamente às 22h27min (horário de Rio Branco), quando o Sol, no seu movimento aparente, fica posicionado no ponto mais ao sul da Terra, na linha do trópico de Capricórnio. É neste dia que as sombras, no Acre, por volta do meio-dia, são as mais extensas na direção norte. É o fenômeno conhecido por solstício de verão, pois dá início a esta estação do ano, quando ocorre o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta.

      O fim do verão ocorrerá no dia 19 de março, às 22h6min (horário de Rio Branco), quando o Sol cruzará a linha do equador, rumo ao hemisfério norte.

      As chuvas mais intensas, em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, ocorrem nos meses de janeiro e fevereiro, enquanto, em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, é no mês de março que chove com mais intensidade.

      Em Rio Branco, o maior volume de chuvas ocorrido em apenas 24 horas, no verão, foi no ano de 2018, no dia 14 de fevereiro, com acumulado de 159,2mm, enquanto, em Cruzeiro do Sul, foi no ano de 1931, no dia 5 de março, com 161,6mm.

      A menor temperatura registrada em Rio Branco e em Tarauacá, no verão, foi 14,0ºC, ocorrida no mês de março.

      Confira, na tabela, a distribuição das chuvas nos meses do verão, em algumas cidades do Acre:

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia

      É comum, aproximadamente nos últimos 10 dias de dezembro e nos primeiros 20 dias de janeiro, a incursão de ar seco, originário das altas pressões atmosféricas que ocorrem no hemisfério norte, entre as ilhas portuguesas dos Açores e da Madeira e o noroeste da África, deixando vários dias com tempo bom e seco no Acre e no sul e oeste do Amazonas, principalmente no vale do Juruá.

      Agora, confira, na tabela, as menores temperaturas nos meses de verão, registradas em Rio Branco e em Tarauacá:

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia

O TEMPO NESTE VERÃO

      Analisando-se as condições atmosféricas e oceânicas atuais, em 20 de dezembro de 2023, projetamos para este verão, ou seja, até o fim de março de 2024, chuvas dentro da média, com variação entre 20% para baixo e 20% para cima da média climatológica para esta estação do ano, não se descartando a possibilidade de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias em qualquer mês deste verão.

      Quanto às temperaturas, deverão ficar também dentro da média para o verão com pequenas variações para mais ou para menos.

      Poderá haver incursão de ar seco, estabelecendo alguns dias consecutivos (cerca de 4 a 7) de tempo bom, com muito sol e pouca chuva, entre os dias 23 de dezembro e 13 de janeiro.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d