Calor e chuvas vão marcar esta semana
ago 28
Muito sol e calor no começo da semana e chuvas, que podem ser fortes e volumosas, a partir de quinta-feira
A segunda-feira começou com 17,9ºC no Acre, como consequência da chegada de uma onda polar
Em Rio Branco, chuvas já superaram a média climatológica de agosto
Nível do rio Acre, em Rio Branco, não deve ficar abaixo de 1,5m, pois chuvas já começam a retornar
Até o momento, no Acre, as maiores temperaturas do ano foram 37,1ºC, em Rio Branco, 38,2ºC, em Tarauacá, e 38,6ºC, em Assis Brasil
Semana começa quente, mas termina com chuvas
A chegada ao Acre de uma fraca onda polar no último fim de semana deixa o tempo mais seco e quente nos primeiros dias desta semana, porém, a partir de quinta-feira, dia 31, começará a entrar uma massa de ar úmido, originária do oceano Atlântico, provocando chuvas, que poderão ser fortes e volumosas, principalmente, na sexta-feira, dia primeiro de setembro.
Assim, até quinta-feira, os termômetros marcarão, durante a tarde, temperaturas máximas entre 33 e 36ºC, em todos os municípios acreanos. Ao amanhecer, as mínimas vão oscilar entre 19 e 22ºC.
A partir de sexta-feira, devido ao aumento da umidade relativa do ar, as máximas diminuirão, ficando entre 30 e 33ºC, enquanto as mínimas aumentarão, oscilando entre 21 e 24ºC, com sensação de abafado.
Em alguns pontos e momentos, poderão ocorrer temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias.
Nesta segunda-feira, dia 28, o dia começou com temperatura de apenas 17,9ºC, em Assis Brasil, e 18,5ºC, em Brasileia, como consequência da fraca onda polar que chegou ao Acre.
É bom lembrar que as maiores temperaturas registradas neste ano, até o momento, foram 37,1ºC, em Rio Branco, 38,6ºC, em Assis Brasil, e 38,2ºC, em Tarauacá, todas na semana passada.
A sensação térmica, entretanto, ficou cerca de 1 a 3ºC abaixo desses valores, devido á baixa umidade do ar. Portanto, são falsas as notícias de que a temperatura, em Rio Branco, havia passado de 42ºC, com sensação térmica superior.
As informações publicadas por nós são de registros oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia e da Rede de Meteorologia da Aeronáutica, que seguem um padrão internacional, inclusive, do cálculo da sensação térmica.
As chuvas, no vale do rio Acre, já superaram a média climatológica de agosto. Em Rio Branco, por exemplo já choveu 43,2mm, sendo que a média é de 38,0mm.
Como temos informado periodicamente, o nível do rio Acre, na capital, não deverá ficar abaixo de 1,50m este ano, pois as chuvas já serão mais frequentes a partir dos primeiros dias de setembro.