Rio Branco foi a capital com a menor temperatura dentre todas as capitais do Brasil, no sábado. Foram registradas mínimas de 13ºC, nos últimos três dias.
jun 30
11h 55min
O Tempo Aqui previu e foi confirmado: Rio Branco foi a capital brasileira mais fria, na tarde de sábado, dia 28 de junho, e, ao amanhecer de domingo.
Um bloqueio atmosférico impediu que a massa de ar frio avançasse sobre as capitais do centro-sul do país. No entanto, nada impediu que ela chegasse, com força, ao Acre, despencando as temperaturas.
Durante a tarde de sábado, os termômetros registraram temperatura média de 16ºC, na capital acreana, enquanto, em Curitiba, nessa mesma tarde, a máxima foi 24ºC, em Florianópolis atingiu 19ºC, em Porto Alegre chegou a 18ºC e em São Paulo ficou acima de 26ºC.
Nem as temperaturas mínimas, nessas capitais, nesse dia, foram menores do que a de Rio Branco, que registrou 13,9ºC. Em Curitiba foi 15ºC, em Florianópolis foi 18ºC, em Porto Alegre foi 17ºC, e em São Paulo, 18ºC. Esses dados foram registrados pelas estações meteorológicas dos respectivos aeroportos dessas capitais.
No caso de Rio Branco, ainda tinha vento forte que dava sensação térmica de 7ºC, para quem estivesse exposto a esse vento frio.
O ocorrido foi noticiado por emissoras de televisão e jornais do centro-sul do Brasil: “Acre está mais frio do que o sul do Brasil”.
As temperaturas mínimas registradas no sábado, no domingo e na segunda-feira, em Rio Branco, foram, respectivamente, 13,9ºC, 13,6ºC e 13,5ºC, medidos pela estação meteorológica do aeroporto da cidade.
Em Brasileia, também, nesses dias, as temperaturas mínimas foram 13,5ºC, 13,9ºC e 11,9ºC, respectivamente, no sábado, no domingo e na segunda-feira. Esses registros foram feitos pelo Instituro Nacional de Meteorologia, através da sua estação meteorológica instalada naquela cidade acreana.
Portanto, as temperaturas ocorreram exatamente conforme O Tempo Aqui previu e anunciou para o Acre.