Temperatura cai brusca e acentuadamente, no Acre, na noite desta sexta-feira. Rio Branco estará entre as capitais mais frias do Brasil, no sábado e no domingo.
jun 26
17h 30min
Após um dia quente e abafado, em Rio Branco, uma forte frente fria atingirá o Acre, na noite do dia 27 para 28 de junho.
Uma intensa massa de ar frio, de origem polar, desloca-se rapidamente e com muita força em direção ao Acre.
Os primeiros ventos de sudeste serão sentidos logo no início da noite de sexta-feira, porém, a intensidade aumenta repentinamente, algumas horas depois, com rajadas que deverão ultrapassar 50km/h, nos pontos mais altos da capital acreana.
O sábado, 28, já amanhece com muito vento e queda acentuada da temperatura. Não será diferente durante o dia inteiro, pois os ventos vão permanecer intensos e a temperatura continuará a cair até ficar entre 10 e 13ºC, ao amanhecer de domingo e de segunda-feira, em Rio Branco e em Brasileia. No entanto, devido aos fortes ventos, para quem estiver exposto a esses ventos, a sensação térmica será em torno de 8ºC.
Poderão ocorrer chuvas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e fortes ventanias, podendo causar transtornos à população, em algumas áreas do estado, nesta sexta-feira e no sábado. Há possibilidade de queda eventual de granizo, em pontos isolados.
Até o final da tarde de sábado, todo o Acre já estará tomado pela massa de ar polar.
Serão, pelo menos, quatro dias frios, de sábado até terça-feira, porém a menor temperatura do ano, até o momento, deverá ser registrada ao amanhecer de segunda-feira.
Nesses dias, Rio Branco estará entre as mais frias capitais do Brasil. A capital acreana terá temperaturas mais baixas do que São Paulo, Curitiba e Florianópolis. O motivo é que, desta vez, haverá um bloqueio atmosférico sobre aquela parte do país e, assim, o ar frio será desviado, com mais intensidade, para Rio Branco e Brasileia. As terras baixas que ligam o Acre à Argentina são um canal por onde fluem facilmente os ventos gelados que saem da região da Antártida.
Portanto, quem se programou fazer alguma atividade que necessitasse de sol e calor deve mudar os planos, pois o frio será intenso, a partir de sábado.
Além do Acre, o frio será forte, também, no oeste e no sul de Rondônia, no centro, no sul e no oeste de Mato Grosso, no sul e no sudoeste do Amazonas, nas planícies da Bolívia e no centro e no sudeste da selva do Peru. No sul de Goiás, o frio chega, somente, no domingo.
A partir de terça-feira, dia primeiro de julho, a baixa umidade do ar, com muito sol e alta radiação ultravioleta, vai predomianr, no Acre, por alguns dias.