Registrado recorde de frio dos últimos três anos em Rio Branco, com 9,9ºC
jun 14
Quarta-feira “gelada” no Acre, com temperatura de 9ºC, registrada em Rio Branco, Brasileia e Assis Brasil
Em junho, já choveu 61,7% acima da média em Rio Branco, ou seja, 61,6mm
Boca do Acre, no Amazonas, registrou 11,3ºC, nesta quarta-feira
Rio Branco foi, nesta quarta-feira, a capital mais fria do Brasil
Frio recorde no Acre!
A capital do Acre registrou, nesta quarta-feira (14/6/2023), temperatura de 9,9ºC, sendo, neste dia, a mais fria dentre todas as capitais do Brasil. No interior, em Assis Brasil, o dia amanheceu com 9,7ºC. Assim, novo recorde de frio de 2023 foi registrado no Acre. Antes, a menor temperatura foi 18,0ºC, registrada no dia 19 de fevereiro, em Rio Branco. As quatro capitais mais frias, neste dia, foram: Rio Branco, com 9,9°C, Cuiabá, com 9,9°C, Curitiba, com 10,3°C e Porto Alegre, com 11,2°C.
Em 2022, a menor temperatura, em Rio Branco, foi 22,1ºC, no dia 20 de julho, e, no Acre, 10,2ºC, em Assis Brasil, também no dia 20 de julho.
Em 2021, a mínima, na capital acreana, foi 11,5ºC, registrada no dia primeiro de julho, e no estado, foi 9,5ºC, ocorrida no Parque Estadual do Chandless e em Assis Brasil, no dia 31 de julho.
No entanto, a menor temperatura registrada no mês de junho, em Rio Branco, nos últimos 60 anos, foi 7,8ºC, porém, no dia 19 de julho de 1975, a capital do Acre registrou 6,0ºC. Já foram dezenas de temperaturas abaixo de 10ºC – quase todos os anos -, registradas em Rio Branco, desde quando começaram os registros oficiais, feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Em 2013, nos dias 23, 24 e 25 de julho, Rio Branco e o Acre, foram a capital e o estado brasileiro mais frios do nosso país, com mínimas de 7 e 5ºC, respectivamente, registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pela REDEMET (aeroporto).
Confira algumas temperaturas registradas nesta quarta-feira, dia 14 de junho:
– 9,7ºC, em Assis Brasil (Acre), através do SENAMHI (Peru);
– 9,9ºC, em Rio Branco (Acre), através do Instituto Nacional de Meteorologia;
– 10,0ºC, em Cuiabá (Mato Grosso), através da REDEMET (aeroporto);
– 11,3ºC, em Boca do Acre (Amazonas), através do Instituto Nacional de Meteorologia;
– 12,6ºC, em Tarauacá (Acre), através do Instituto Nacional de Meteorologia;
– 15,0ºC, em Cruzeiro do Sul (Acre), através da REDEMET (aeroporto);
– 15,4ºC, em Porto Velho (Rondônia), através do Instituto Nacional de Meteorologia.
Nos próximos dias, poderão ser registrados novos recordes de frio no Acre.
As chuvas, neste mês de junho, já superaram a média do mês, em Rio Branco, cuja média é de 38,1mm. Na medição da Agência Nacional de Águas, já choveu 61,6mm, ou seja, 61,7% acima da média. Já, na medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado na capital acreana, neste mês, até o momento, é 42,0mm, ou 10,2% acima da média climatológica. Lembrando que estas duas estações ficam em lugares diferentes da capital acreana.
Não foi Campo Grande?
Ele gosta de divulgar fake news.. Ele gosta de deixar Rio Branco como a capital mais fria kkkkkkk
Em RB ele coloca a sensação térmica, já nas outras cidades ele só pega a temperatura ambiente normal…
Olá, Antônio! Nós, na Meteorologia, não utilizamos sensação térmica nos nosso trabalhos. Aproveite para consultar o Instituto Nacional de Meteorologia, o único órgão credenciado para divulgar registros oficiais de temperatura no Brasil. Assim, é bom respeitar o que é científico. No dia 14 de junho deste ano de 2023, Rio Branco registrou 9,9°C, na estação meteorológica convencional. O meteorologista, repito, não trabalha com sensação térmica. Se precisar de ajuda e instrução de como acessar as temperaturas oficias, estaremos à sua disposição. Um abraço!
Sim, é verdade!
Friale, pra que ficar mentindo?? Para que tá feio!! Em Rio Branco vc coloca a sensação térmica, já nas outras cidades vc não coloca a sensação térmica.. Curitiba fez menos de 8 graus em sensação, então divulgar a verdade, cara!!
Olá, Antônio! Se quiser, poderemos lhe ensinar como acessar o Instituto Nacional de Meteorologia, único órgão credenciado pela ONU, para registrar as temperaturas no Brasil. No último dia 14 de junho, Rio Branco registrou 9,9°C. Não trabalhos com sensação térmica, pois ela não é medida por nenhum aparelho. Portanto, respeite-nos como meteorologistas que somos. Um abraço!