Registrado recorde de frio dos últimos três anos em Rio Branco, com 9,9ºC

jun 14


Quarta-feira “gelada” no Acre, com temperatura de 9ºC, registrada em Rio Branco, Brasileia e Assis Brasil


Em junho, já choveu 61,7% acima da média em Rio Branco, ou seja, 61,6mm

Boca do Acre, no Amazonas, registrou 11,3ºC, nesta quarta-feira

Rio Branco foi, nesta quarta-feira, a capital mais fria do Brasil


Frio recorde no Acre!

      A capital do Acre registrou, nesta quarta-feira (14/6/2023), temperatura de 9,9ºC, sendo, neste dia, a mais fria dentre todas as capitais do Brasil. No interior, em Assis Brasil, o dia amanheceu com 9,7ºC. Assim, novo recorde de frio de 2023 foi registrado no Acre. Antes, a menor temperatura foi 18,0ºC, registrada no dia 19 de fevereiro, em Rio Branco. As quatro capitais mais frias, neste dia, foram: Rio Branco, com 9,9°C, Cuiabá, com 9,9°C, Curitiba, com 10,3°C e Porto Alegre, com 11,2°C.

      Em 2022, a menor temperatura, em Rio Branco, foi 22,1ºC, no dia 20 de julho, e, no Acre, 10,2ºC, em Assis Brasil, também no dia 20 de julho.

      Em 2021, a mínima, na capital acreana, foi 11,5ºC, registrada no dia primeiro de julho, e no estado, foi 9,5ºC, ocorrida no Parque Estadual do Chandless e em Assis Brasil, no dia 31 de julho.

      No entanto, a menor temperatura registrada no mês de junho, em Rio Branco, nos últimos 60 anos, foi 7,8ºC, porém, no dia 19 de julho de 1975, a capital do Acre registrou 6,0ºC. Já foram dezenas de temperaturas abaixo de 10ºC – quase todos os anos -, registradas em Rio Branco, desde quando começaram os registros oficiais, feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Em 2013, nos dias 23, 24 e 25 de julho, Rio Branco e o Acre, foram a capital e o estado brasileiro mais frios do nosso país, com mínimas de 7 e 5ºC, respectivamente, registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pela REDEMET (aeroporto).

      Confira algumas temperaturas registradas nesta quarta-feira, dia 14 de junho:

– 9,7ºC, em Assis Brasil (Acre), através do SENAMHI (Peru);

– 9,9ºC, em Rio Branco (Acre), através do Instituto Nacional de Meteorologia;

– 10,0ºC, em Cuiabá (Mato Grosso), através da REDEMET (aeroporto);

– 11,3ºC, em Boca do Acre (Amazonas), através do Instituto Nacional de Meteorologia;

– 12,6ºC, em Tarauacá (Acre), através do Instituto Nacional de Meteorologia;

– 15,0ºC, em Cruzeiro do Sul (Acre), através da REDEMET (aeroporto);

15,4ºC, em Porto Velho (Rondônia), através do Instituto Nacional de Meteorologia.

      Nos próximos dias, poderão ser registrados novos recordes de frio no Acre.

      As chuvas, neste mês de junho, já superaram a média do mês, em Rio Branco, cuja média é de 38,1mm. Na medição da Agência Nacional de Águas, já choveu 61,6mm, ou seja, 61,7% acima da média. Já, na medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado na capital acreana, neste mês, até o momento, é 42,0mm, ou 10,2% acima da média climatológica. Lembrando que estas duas estações ficam em lugares diferentes da capital acreana.

468 ad

6 comments

  1. Jones /

    Não foi Campo Grande?

    • Antonio /

      Ele gosta de divulgar fake news.. Ele gosta de deixar Rio Branco como a capital mais fria kkkkkkk
      Em RB ele coloca a sensação térmica, já nas outras cidades ele só pega a temperatura ambiente normal…

      • Olá, Antônio! Nós, na Meteorologia, não utilizamos sensação térmica nos nosso trabalhos. Aproveite para consultar o Instituto Nacional de Meteorologia, o único órgão credenciado para divulgar registros oficiais de temperatura no Brasil. Assim, é bom respeitar o que é científico. No dia 14 de junho deste ano de 2023, Rio Branco registrou 9,9°C, na estação meteorológica convencional. O meteorologista, repito, não trabalha com sensação térmica. Se precisar de ajuda e instrução de como acessar as temperaturas oficias, estaremos à sua disposição. Um abraço!

    • Sim, é verdade!

  2. Antonio /

    Friale, pra que ficar mentindo?? Para que tá feio!! Em Rio Branco vc coloca a sensação térmica, já nas outras cidades vc não coloca a sensação térmica.. Curitiba fez menos de 8 graus em sensação, então divulgar a verdade, cara!!

    • Olá, Antônio! Se quiser, poderemos lhe ensinar como acessar o Instituto Nacional de Meteorologia, único órgão credenciado pela ONU, para registrar as temperaturas no Brasil. No último dia 14 de junho, Rio Branco registrou 9,9°C. Não trabalhos com sensação térmica, pois ela não é medida por nenhum aparelho. Portanto, respeite-nos como meteorologistas que somos. Um abraço!

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *