Frio intenso no Acre: campanha do agasalho urgente!

jun 07


Poderosa onda de frio polar atingirá o Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Peru e Bolívia!

Confirmadíssimo: na terça-feira, dia 13 de junho, a temperatura desaba no Acre!


Será a mais forte onda de frio polar dos últimos 20 anos num mês de junho no Acre!

Temperaturas devem ficar abaixo de 13ºC, podendo atingir 10ºC, em Rio Branco!

Devido aos ventos intensos, a sensação térmica poderá ficar próxima de zero, no leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no Pantanal de Mato Grosso, nas planícies da Bolívia e no sul e leste da região de selva do Peru!


Massa de ar polar será forte, abrangente e duradoura!

      Começamos a anunciar no último dia 31 de maio que, no mês de junho de 2023, fortes ondas de frio poderiam atingir o Acre e regiões próximas, pois esta é a característica climática deste mês, cuja menor temperatura registrada, até o momento, foi  7,8ºC, há cerca de 20 anos.

      Neste ano de 2023, no Acre, a menor temperatura, até agora, foi 18,0ºC, registrada em Rio Branco, por ocasião da primeira friagem, no dia 19 de fevereiro.

      No Brasil, até o momento, a mínima deste ano foi registrada no estado do Rio de Janeiro, no dia 6 de junho, com a marca de -8,8ºC, no município de Itatiaia.

      Nesta terça-feira (13/6/2023), uma forte, poderosa, abrangente e duradoura massa de ar frio polar atingirá o Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, sul de Goiás, planícies da Bolívia e região de selva do Peru. Seus ventos serão tão intensos que chegarão até a cidade de Manaus, com leve queda da temperatura na capital amazonense, mas com queda uma pouco mais acentuada até Tabatinga, na fronteira com a Colômbia.

      No entanto, o frio mais intensa ocorrerá no leste e no sul do Acre (microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira), no sul e oeste de Rondônia, no sul do Amazonas (região de Boca do Acre), no centro, sul e oeste de Mato Grosso (principalmente no Pantanal e em Cuiabá), nas planícies da Bolívia e no sul e leste da região de selva do Peru (principalmente na região de Porto Maldonado).

      Essa forte onda de frio será duradoura no Acre, devendo permanecer, com noites “geladas”, pelo menos até domingo, dia 18 de junho, porém, com muito sol e baixíssima umidade do ar a partir da próxima quinta-feira.

      Nossas projeções, feitas nesta quarta-feira (7/6/2023), indicam que as mínimas, ao amanhecer, a partir de quarta-feira, deverão ficar, em Rio Branco, Brasileia e municípios vizinhos, abaixo de 13ºC, podendo atingir 10ºC ou menos, em alguns dias. A sensação térmica, quando a pessoa fica exposta aos ventos intensos, poderá ficar próxima de zero em alguns momentos.

      No entanto, na próxima sexta-feira, após as 14h, publicaremos informações mais precisas sobre essa friagem típica a ocorrer na Amazônia Ocidental, que deverá ser a mais intensa dos últimos 20 anos num mês de junho.

Campanha do Agasalho, urgente!

      Tendo em vista a fortíssima onda de frio que atingirá o Acre, é necessário e urgente que se lance a Campanha do Agasalho!

      Assim, as autoridades, as instituições de ajuda aos necessitados e a população tomem, imediatamente, providências no sentido de agasalhar aqueles que, por motivos os mais diversos, não possuem roupas de frio suficientes para enfrentar essa adversidade do tempo que está chegando!

      Lembre-se de que o frio é dolorido demais! Então, adote uma ou algumas pessoas para dar-lhes um pouquinho de conforto térmico na semana “gelada” que se aproxima!

468 ad

2 comments

  1. Áquila Santos /

    Parabéns ao Friale. Ele nunca errou em suas previsões, as pessoas é que ainda não sabem diferenciar, uma friagem, de uma frente fria, ou simples queda de temperatura.

    • Muito obrigado pela participação, Áquila. Trabalhamos para prestar a melhor informação para a população!

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *