Calor e alerta de temporais neste fim de semana
maio 26
Sábado muito quente, domingo com alerta de temporais e segunda-feira com fraca onda polar no Acre
Chuvas podem ser fortes, com raios e ventanias, no domingo e na segunda-feira
Temperatura fica amena na segunda-feira, no leste e no sul do Acre
Em Rio Branco, já choveu 59,4% acima da média de maio!
Fim de semana com mudança no tempo!
O último fim de semana de maio de 2023, no Acre, será com mudança no tempo: no sábado, muito calor, e, no domingo, chuvas, que podem ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias, principalmente a partir da tarde e durante a noite para segunda-feira, quando uma fraca onda polar começará a penetrar no estado.
Portanto, a segunda-feira será ventilada, com temperatura amena, friozinho polar, muitas nuvens e, provavelmente, chuvosa na maior parte do estado e nas áreas próximas.
As temperaturas noturnas ficarão amenas entre segunda-feira e quarta-feira, com mínimas entre 18 e 20ºC, nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. Até o momento, a menor temperatura de 2023, no Acre, foi 18,0ºC, registrada em Rio Branco, no dia 19 de fevereiro, quando ocorreu a primeira friagem do ano.
Essa onda polar chegará ao vale do Juruá muito fraca, praticamente, sem provocar queda da temperatura noturna, mas deixará a segunda-feira e a terça-feira, durante o dia, com temperatura amena. Além do leste e do sul do Acre, a temperatura terá leve declínio também no sul e oeste de Rondônia, no norte da Bolívia e no sul da região de selva do Peru. No entanto, será moderada, com mínimas entre 15 e 18ºC, na região do Pantanal de Mato Grosso e em Cuiabá.
A partir de terça-feira, os dias ficarão firmes, sem chuvas, com muito sol e poucas nuvens, no Acre, pelo menos até 2 de junho.
Não há tendência para ocorrência de friagem forte ou moderada pelo menos até o próximo dia 9 de junho.
Chuvas, em Rio Branco, já superaram em 59,4% a média de maio!
Como previmos e anunciamos no último dia 30 de abril em “Maio: diminuem as chuvas e aumentam as incursões polares“, as chuvas neste mês já superaram a média na maioria dos municípios do Acre. Em Rio Branco, por exemplo, cuja média de maio é 96,0mm, já havia chovido 153,0mm – até o dia 25 -, ou seja, 59,4% acima da normal climatológica., conforme dados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia e cálculos efetuados por nós.
Choveu muito neste mês, não só em Rio Branco, mas, praticamente, em todos os municípios do estado. Em Tarauacá, por exemplo, quase houve transbordamento do rio no último dia 24 e, em Rio Branco, o nível do rio Acre, subiu muito – mais de dois metros – entre os dias 24 e 26.
Esta é a mesma previsão que fazemos para os próximos meses, ou seja, chuvas deverão ficar acima da média também em junho, julho e agosto.