Nível do rio Acre ainda sobe, mas está próximo de estabilizar e baixar
mar 30
Defeito nas estações medidoras no alto curso dos rios Rola, Xapuri e Acre não permitiram uma avaliação melhor do fluxo de água fluvial a passar por Rio Branco!
As estações do alto curso dos rios Rola e Xapuri voltaram a funcionar na tarde de quarta-feira
Na nova avaliação feita nesta quinta-feira, nível do rio Acre, em Rio Branco, ainda vai subir um pouco até sexta-feira
Chuvas continuarão diariamente, mas, em geral, passageiras e pontuais, sem tendência a serem intensas nem tampouco com ventos fortes
Nível dos rios e tempo para os próximos dias
O médico, para poder dar um diagnóstico completo e preciso, precisa de ferramentas, como raio x e exames de laboratório. Da mesma forma, precisamos de dados registrados corretamente pelas estações meteorológicas e fluviométricas, assim como imagens de satélite, para fazer uma previsão de tempo mais precisa e prever o comportamento do nível dos rios.
Desde quando ocorreu a chuva recorde no último dia 23 de março, as estações que medem o nível dos rios e a quantidade de chuva pararam de funcionar, prejudicando sensivelmente nossas avaliações sobre o comportamento do nível do rio Acre em Rio Branco. Assim, sem tais dados, fizemos uma previsão do nível do rio uma pouco às escuras!.
Felizmente, duas estações já voltaram a funcionar na tarde da última quarta-feira, dia 29, o que nos permitiu fazer uma avaliação melhor sobre o comportamento do rio na capital acreana.
Assim, com os novos dados, entendemos que o rio, em Rio Branco, ainda vai subir um pouco até esta sexta-feira, quando, aí sim, estabilizará e começará a baixar a partir de sábado, dia primeiro de abril. Mesmo com essa nova avaliação, o nível do rio Acre, na capital, não deverá passar de 17,3m.
O tempo vai continuar com chuvas diárias no Acre, neste fim de semana, mas nada que seja tempestuoso. Os ventos soprarão, entre fracos e calmos, com eventuais rajadas, porém sempre abaixo de 35km/h e as chuvas não deverão superar 40mm, exceto num ou noutro ponto isolado, não provocando, portanto, uma nova elevação acentuada do nível dos principais rios. Com baixa probabilidade, poderão ocorrer inundação de algumas ruas e transbordamento de alguns igarapés, pelo menos até a próxima segunda-feira, dia 3 de abril, porém, repetindo, sem maiores transtornos.
Nesta quinta-feira, por volta das 15h, estavam acima da cota de transbordamento os rios:
– Acre, em Rio Branco, com 17,23m, subindo lentamente;
– Acre, em Xapuri, com 14,0m, estabilizado;
– Iaco, em Sena Madureira, com 15,3m, estabilizado.
Em Brasileia, o rio Acre, em apenas 24 horas, baixou 6m, passando de 14m para 8m, e, em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá mantendo-se com nível de 12,0m, faltando 1m para transbordar, mas com tendência atual de estabilizar.
Errou feio na análise, né meu amigo Friale!