Chuva recorde e transtornos à população: alertamos com sete dias de antecedência

mar 24


Começamos a alertar a população e as autoridades a partir do dia 16 de março para chuvas acima de 200mm, que causariam sérios transtornos à população!


Nossas análises são baseadas em critérios técnicos e científicos e com descobertas e estudos exclusivos!

Muitos prejuízos e transtornos poderiam ser evitados se nossos alertas não tivessem sido ignorados!


Em 2015, quando ocorreu a maior enchente já registrada em Rio Branco e em todo o vale do Acre, também avisamos, com vários dias de antecedência, que o nível do rio, em Rio Branco, passaria de 18m, mas fomos ignorados!


O mito de que o rio Purus represa o rio Acre, em Rio Branco, foi água abaixo. O alto curso do rio, em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, também não é o principal responsável pelas inundações na capital acreana!


Trabalhamos diariamente para ajudar no planejamento das atividades

      É impressionante como se repetem frequentemente cenas relacionadas a fenômeno da natureza e as pessoas e as autoridades ignoram nossos avisos e alertas de situações de tempo severo, gerando sérios transtornos para todos! Nossos avisos são tantos, centenas, desde a década de 1990, mas com mais frequência nos últimos 20 anos.

      Só para citar alguns avisos nossos: a seca de 2005 – a maior dos últimos 30 anos -, o frio intenso que atingiu o Acre em 2013, nos dias 23, 24 e 25 de julho, a enchente que chegou a 18,4m, em Rio Branco, e, agora, o mau tempo do dia 23 de março, com a chuva mais intensa já registrada. Tudo foi avisado por nós, com vários dias de antecedência. Outros institutos informam – quando informam – apenas 24 horas antes!

      As chuvas intensas que ocorreram na última quinta-feira, dia 23 de março, foram consequência da formação de um ciclone – sistema de baixa pressão atmosférica – sobre o vale do rio Guaporé, em territórios rondoniense e boliviano, no último domingo, dia 19, mas que se deslocou, nos dias seguintes, para o Acre, causando chuvas acima de 150mm, sendo que, em alguns pontos, choveu mais de 200mm.

      Todo este mau tempo e os sérios transtornos e prejuízos causados à população foram por nós anunciados diariamente, a partir do dia 16 de março. Confira e clique para abrir a página de cada publicação:

  • dia 18 de março – repetimos o aviso anterior na previsão para domingo;
  • dia 19 de março – repetimos o aviso anterior na previsão para segunda-feira;
  • dia 21 de março – repetimos o aviso anterior na previsão para terça-feira;
  • dia 22 de março, às 23h57min – repetimos o aviso anterior, na previsão para o dia 23, quando ocorreu a chuva recorde.

      Portanto, não foi surpresa, pois não faltaram avisos e alertas publicados por nós, inclusive, que córregos e igarapés transbordariam, ruas ficariam alagadas e ocorreriam deslizamentos de terra.

      No entanto, apesar dos sérios problemas causados à população, o transbordamento repentino do rio Acre, em Rio Branco, serviu para desmascarar o mito de que o rio Purus represa o rio na capital. Em Boca do Acre, o nível do rio Purus está baixo e, mesmo assim, Rio Branco está sofrendo com a inundação.

      Essa cheia repentina serviu também para provar que não é o alto curso do rio Acre, em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, o principal responsável pelas enchentes em Rio Branco. Somente nesta sexta-feira é que o rio começou a subir rápido naquelas cidades. Assim, o principal responsável pelas enchentes em Rio Branco, são o rio Rola. Na sequência, vem o rio Xapuri, em importância de fazer o rio Acre encher muito na capital. Entretanto, não se pode ignorar as chuvas que ocorrem em Assis Brasil e Brasileia, pois contribuem, sim, para a elevação do nível do rio em todo o seu curso.

468 ad

13 comentários

  1. ed duarte lopes /

    Vai alagar como em 2015?

    • Você não informou a sua cidade nem o estado. Em Rio Branco e em todo o vale do rio Acre, não há tendência para inundação de proporções alarmantes, com a de 215!

    • Olá! Sim, publicamos recentemente a respeito. Há tendência para que o ano de 2023 seja de muito frio no Brasil, inclusive, em Goiás e na Amazônia Ocidental, mas só quando chegar o inverno ou no fim do outono, talvez, até em maio! É verdade, estamos caminhando para um resfriamento global, cujos artigos você poderá encontrar no nosso portal. É só fazer a pesquisa personalizada, no canto superior esquerdo do nosso portal, com temas como “Aquecimento global, a mentira” ou “Resfriamento global”.

      • Edu /

        o senhor disse que tem tendência de ser muito frio no brasil, inclusive em goiás, e em curitiba, tem previsão de mt frio???

        • Olá, Edu! Sim, quando as ondas polares entrarem no Brasil, deverão atingir boa parte do Brasil. Muito obrigado pela participação!

  2. Isadora /

    Boa tarde!! Já que o senhor sempre avisa com antecedência, a primeira onda de frio polar está prevista pra quando no Brasil? Sou de Curitiba…

    • OLá, Isadora! Pelo menos até o próximo dia 5 de abril não haverá onda de frio polar entrando no Brasil. Assim que conseguirmos identificar uma forte onda polar, publicaremos para que todos fiquem prevenidos!

  3. Philipe /

    Gostaria de saber se há previsões de vazante para o Rio Acre, em Rio Branco (AC).

    • Estamos analisando e, dentro de instantes, publicaremos a respeito. No entanto, tudo indica que, nas próximas horas, o nível do rio, em Rio Branco, começará a estabilizar e, em seguida, baixar.

  4. Camille /

    Pode chegar a quantos metros o Rio Acre?

    • Olá, Camille. Por volta das 15h desta segunda-feira, publicaremos informações mais precisas. A princípio, em Rio Branco, o nível do rio Acre, não deverá superar 17,1m. Muito obrigado pela participação!

  5. Camille /

    Pode chegar a quantos metros o Rio Acre essa semana?

    • Olá, Camille! Estamos analisando. Estamos analisando e, nesta segunda-feira, publicaremos, por volta das 14h, como deverá ficar o nível do rio Acre! Muito obrigado pela participação!

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *